22/04/2016 às 22:04

Associações de pessoas com deficiência apresentam demandas

Grupos pediram mais acesso aos programas de moradia e melhores condições de trabalho

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, reuniu-se com representantes de associações de pessoas com deficiência nesta sexta-feira (22) no Salão Nobre do Palácio do Buriti. No encontro, os grupos pediram melhores condições de trabalho e mais acesso a programas habitacionais, como o Morar Bem.

O chefe do Executivo local afirmou que algumas das prioridades do governo são a inclusão de pessoas com deficiência e a acessibilidade próximo a áreas residenciais. Ele disse ainda que está sendo cumprida a Lei Federal nº 13.146, que determina a construção de moradias adequadas e a melhoria das condições habitacionais para quem tem algum tipo de deficiência. “Estamos cumprindo devidamente a lei. Em nosso governo, das 7.631 moradias, 746 são para pessoas com deficiência.”

Mapeamento
Rollemberg determinou o mapeamento das pessoas com deficiência que trabalham no governo de Brasília, por área, para identificar as necessidades delas. O governador pediu também à pasta do Trabalho a reativação de um centro profissional de referência para pessoas surdas fechado em 2010.

O governador sugeriu uma nova reunião daqui a 60 dias para acompanhar os avanços. Também participaram do encontro de hoje o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), Gilson Paranhos, e o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle, o secretário-adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157667450348005″ title=”Associações de pessoas com deficiência apresentam demandas”>https://farm2.staticflickr.com/1675/25976716684_c13dbb6a7d_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Associações de pessoas com deficiência apresentam demandas”>