12/05/2016 às 21:08

Sentido de vias em Taguatinga será alterado a partir de sexta (13) para Pentecostes

Mudanças ocorrerão até domingo (15), perto do Taguaparque, local dos três últimos dias da tradicional festa católica

Por Mariana Damaceno e Maryna Lacerda, da Agência Brasília

O fluxo do trânsito próximo do Taguaparque, em Taguatinga, será alterado de sexta-feira (13) a domingo (15) por conta das celebrações da Semana de Pentecostes 2016 (veja o mapa). As mudanças para a tradicional festa católica envolvem tempo dos semáforos e bloqueio e sentido de vias. A sinalização foi disposta nesta quinta (12), e, desde segunda (9), 20 painéis estão colocados para informar as modificações.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) ficará responsável pelo controle do fluxo e pela fiscalização nas vias internas do parque, nas entradas e saídas da marginal da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e do Pistão Norte que ligam à Colônia Agrícola Samambaia e a Vicente Pires. A autarquia também atuará em vias de Taguatinga Centro, de Taguatinga Norte e adjacentes.

Na EPTG, na Via Estrutural e no Pistão Norte, haverá efetivo do Batalhão de Policiamento Rodoviário. Serão 30 militares destacados para garantir a travessia de pedestres e o acesso ao parque e fazer bloqueios quando necessário. O policiamento fixo será a partir das 15 horas na sexta-feira (13) e no sábado (14) e a partir das 14 horas no domingo. No entanto, equipes farão patrulhamento desde as 7 horas todos os dias.

O fluxo no Pistão Norte permanecerá em sentido duplo. No entanto, a via principal do Taguaparque, em frente à administração do local, estará interditada a partir das 13 horas na sexta-feira (13) e no sábado (14) e a partir das 10 horas no domingo (15). No momento da dispersão do público, por cerca de uma hora depois das 21h30, a partir da altura da terceira entrada do Taguaparque pelo Pistão Norte, a via entre o parque e Vicente Pires terá dois sentidos: duplo, para quem seguir para a Via Estrutural; e único, até o viaduto da Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Mudanca no transito para pentecostes em Taguatinga AgenciaBrasilia

Novidade
O sentido duplo foi introduzido em 2016 para facilitar a mobilidade de quem reside na região. “No ano passado, os moradores da Colônia Agrícola Samambaia tiveram dificuldade para chegar em casa por causa do sentido único. Neste ano, optamos por colocar uma parte da via em sentido duplo para minimizar os transtornos”, explica o coordenador de Trânsito da Região Oeste do Detran-DF, Roberto da Cruz.

O tempo dos semáforos será ajustado em todos os cruzamentos de Taguatinga Centro, da Avenida das Palmeiras com a Comercial Norte, da Praça do DI com a Comercial Norte, do cruzamento da Praça do Bicalho com a Comercial Norte e do Taguacenter. As mudanças serão das 16 às 20 horas, na sexta-feira (13) e no sábado (14), e das 13 às 16 horas, no domingo (15). Uma equipe de técnicos definirá os intervalos de abertura e fechamento dos sinais luminosos com base no fluxo do momento.

As sinaleiras que ligam Taguatinga Centro à Avenida Elmo Serejo, Pistão Norte à QNL e Pistão Norte à Avenida Hélio Prates também terão o tempo sincronizado para favorecer a saída de quem estiver no evento. Nos dois primeiros dias — sexta (13) e sábado (14) —, a alteração será das 21 horas à meia-noite e, no último dia — domingo (15) —, das 19 às 22 horas.

Onde estacionar
Dentro do Taguaparque, haverá pelo menos 15 mil vagas de estacionamento. Ônibus e vans estarão autorizadas a parar em local específico, ao lado da área do evento. Para impedir que motoristas deixem veículos em locais irregulares, o Detran fará patrulhamento durante os três dias. Serão 88 agentes, 40 viaturas, dois guinchos, uma empilhadeira, uma aeronave, 2 mil cones, 700 barracas, 250 tonéis e 20 cavaletes.

Transporte público
Para fiéis que preferirem ir ao evento de ônibus, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) autorizou reforço nas linhas das cinco empresas que atuam em Brasília — Pioneira, Piracicabana, Urbi, Marechal e São José —, de acordo com a demanda. O incremento do serviço se dará, principalmente, nas rotas que passam por Taguatinga Centro, pela Avenida Comercial Norte e pelo Pistão Norte. Ainda não há número mínimo definido de carros extras. A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) não fará operação específica para os dias. O horário de funcionamento permanece normalmente: na sexta e no sábado, das 6 horas às 23h30; no domingo, das 7 horas às 19h30.

A festa
A Semana de Pentecostes, da Paróquia São Pedro, em Taguatinga (QSD, AE 25, Setor D Sul), ocorre há 17 anos. Desde 2013, os três últimos dias são celebrados no Taguaparque. Na sexta-feira (13) e no sábado (14), o início será às 19 horas; no domingo (15), às 16 horas. Para os católicos, a festa recorda a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos 50 dias depois da Páscoa.