14/05/2016 às 17:23, atualizado em 28/03/2017 às 17:22

Estudantes da Estrutural têm aula de prevenção de riscos

Projeto Defesa Civil Jovem, lançado neste sábado (14), percorrerá escolas do DF. Iniciativa faz parte do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social

Na manhã deste sábado (14), alunos do Centro de Ensino Fundamental 1 da Estrutural aprenderam a reconhecer riscos de acidentes. Entre as situações abordadas durante o encontro com os estudantes, servidores da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, falaram dos sinais de possível curto-circuito e de falha estrutural em uma construção.

A apresentação teatral marcou o lançamento do projeto Defesa Civil Jovem, que tem como objetivo levar informações sobre prevenção de riscos a crianças e a adolescentes. Inspirado em iniciativas de outros países, o projeto usará recursos artísticos para mostrar perigos que podem ser identificados dentro de casa ou na comunidade.

“A ideia é apostar na formação de um público capaz de proteger a si e aos seus. As crianças e os jovens têm grande capacidade para se tornar agentes multiplicadores da cultura de prevenção”, afirmou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil do DF, coronel Sérgio Bezerra. Segundo ele, a prevenção elimina riscos ou, pelo menos, diminui os impactos que um acidente pode causar.

O projeto da Defesa Civil foi apresentado hoje dentro do programa Escola Compartilhada, da Secretaria de Educação. Dez servidores da pasta da Segurança Pública estão encarregados das apresentações. Eles se dividirão em dois grupos para percorrer as escolas do DF (públicas e privadas) acompanhados do mascote da subsecretaria, o boneco Kiko. Até o fim deste ano, a expectativa é que pelo menos mil estudantes tenham participado. A iniciativa faz parte do programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida.

Além do lançamento do projeto Defesa Civil Jovem, ocorreram outras atividades da instituição de ensino neste sábado. O Batalhão Escolar da Polícia Militar deu orientações de segurança para a comunidade, e a Polícia Civil confeccionou carteiras de identificação dentro do programa Identidade Solidária.

O Corpo de Bombeiros e o Departamento de Trânsito do DF promoveram palestras educativas para os visitantes e expuseram equipamentos. As ações também integram o programa Viva Brasília.

Escolas interessadas em receber o Defesa Civil Jovem devem entrar em contato com a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil pelo telefone (61) 3362-1909 ou pelo e-mail defesacivil@ssp.df.gov.br. As instituições em regiões de maior vulnerabilidade social terão prioridade.

Edição: Paula Oliveira