27/05/2016 às 18:51, atualizado em 27/05/2016 às 18:52

Reestruturação do conselho regional de cultura chega a Santa Maria

Uma das mudanças é a nova composição do grupo. Agora, oito membros são da comunidade e dois, do poder público

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

As novas propostas para o funcionamento do Conselho Regional de Cultura de Santa Maria serão apresentadas aos moradores da região na quarta-feira (1º de junho), em seminário no ginásio poliesportivo coberto, ao lado da administração regional. A ideia é que o encontro sirva como primeira instância de debate e de decisão de políticas públicas. A reunião tem também o objetivo de preparar a população para a eleição dos dez conselheiros do colegiado, em 11 de junho.

Durante o encontro, será detalhada a nova composição do conselho. Ele deixa de ser paritário, em que as vagas são divididas igualmente entre sociedade civil e poder público, e passa a ter maior representatividade da comunidade. Serão oito cadeiras para membros eleitos da população local e dois para o Executivo, um deles, o administrador regional. Os participantes terão mandato de três anos. “Esse período foi definido para que haja continuidade das políticas públicas mesmo após a saída do administrador”, explica a coordenadora de formulação de políticas culturais da Secretaria de Cultura, Lívia Frazão.

A primeira região administrativa a receber o seminário foi Samambaia, na terça-feira (24). De lá, saiu a ideia de incluir consumidores de cultura na formação do conselho. “Abrimos para colocar pessoas fruidoras de cultura, não só fazedoras. É uma forma de ter diversidade nas discussões”, destaca Lívia.

Os conselhos regionais estão previstos na Lei Orgânica do DF e funcionam como instância consultiva das administrações regionais. Eles propõem, acompanham e debatem questões de valorização da arte e da cultura. Além disso, os grupos de trabalho definem normas e critérios para destinação, uso e administração dos espaços culturais públicos. As competências são estabelecidas pela Lei nº 1.960, de 1998.

O Distrito Federal tem sete conselhos regionais estabelecidos: os do Cruzeiro, do Gama, do Guará, de Samambaia, de Santa Maria, de Sobradinho 2 e de Taguatinga. Com a reestruturação, todas as regiões passarão a ter o colegiado.

Quem participa

Pessoas com 18 anos ou mais podem se candidatar a uma vaga nos conselhos. Para isso, é necessário comprovar experiência de, no mínimo, três anos de atuação na área cultural e dois anos de residência fixa no Distrito Federal. O trabalho de conselheiro é voluntário. Moradores da região podem votar em até oito nomes. Os votos são secretos e é preciso apresentar documentos pessoais para participar do pleito.

Seminário sobre o Conselho Regional de Cultura de Santa Maria
1º de junho de 2016 (quarta-feira)
Das 18h30 às 21h30
No ginásio poliesportivo coberto, ao lado da Administração Regional de Santa Maria

Eleições dos conselheiros
11 de junho de 2016 (sábado)
Das 14 às 17 horas
Local a definir

Edição: Paula Oliveira

[Relacionadas]