14/06/2016 às 19:56, atualizado em 15/06/2016 às 19:54

Financiamento da ampliação do aeroporto é tema de encontro

Governador de Brasília reuniu-se com o ministro da Integração Nacional, na tarde desta terça-feira (14), para pleitear incentivo do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Ao contrário do que foi informado anteriormente, a expectativa é que o fluxo anual de passageiros passe de 21 milhões para 25 milhões até 2018, e não de 700 mil para 1,5 milhão.

Na tarde desta terça-feira (14), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, reuniu-se com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para pleitear financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste para parte das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, recebeu o governador Rodrigo Rollemberg em reunião na tarde desta terça-feira (14).

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, recebeu o governador Rodrigo Rollemberg em reunião na tarde desta terça-feira (14). Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O projeto, que envolve a criação de um terminal, mais salas de embarque, hotéis, edifícios comerciais, área com mais de 300 lojas e estacionamento para 4 mil automóveis, foi apresentado pela empresa Inframerica, detentora da concessão do local desde 2012. De acordo com Rollemberg, a obra é fundamental para o desenvolvimento de Brasília como polo de turismo e entretenimento. “É um projeto estruturante para a economia do DF e do Brasil”, disse o chefe do Executivo local.

Mais empregos

Espera-se criar até 10 mil empregos diretos com as construções, além de igual número indiretamente. Quando a ampliação estiver finalizada, outros 13 mil funcionários fixos devem ser contratados. A expectativa é que o fluxo anual de passageiros passe de 21 milhões para 25 milhões, em 2018.

[Relacionadas]

O ministro Helder Barbalho agradeceu a visita de cortesia e ressaltou a importância de conciliar a diversidade das ações que compõem o projeto e as possibilidades legais que constituem o fundo. Ficou combinado que, nas próximas semanas, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, vinculada ao ministério, e a Inframerica vão se reunir para avaliar o acordo.

Também participaram da reunião o presidente da Inframerica, Daniel Ketchibachian; o secretário-adjunto de Turismo, da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena; e, representando o Ministério da Integração Nacional, o secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais, Wanderley Uchoa; o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Cléber Ávila; o coordenador-geral de Gestão de Fundos e Promoção de Investimentos, Agrício Braga; e o diretor de Gestão Estratégica, Diogo Peres.

Edição: Gisela Sekeff