Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
17/08/2016 às 17:06, atualizado em 07/12/2016 às 11:17
Sistema a ser contratado pelo SLU permitirá rastrear entulhos e verificar se eles são depositados nos locais corretos
O transporte e o descarte de resíduos da construção civil serão fiscalizados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) de forma georreferenciada, ou seja, por meio das coordenadas do ponto onde está a caçamba. Um sistema de gestão sustentável de entulhos vai gerenciar o equipamento que fará esse controle eletrônico. A entrega das propostas para o pregão de contratação de empresa especializada para essa finalidade começou na sexta-feira (12), e a concorrência pública será em 25 de agosto, pelo portal de compras do governo federal.
De acordo com o diretor de Modernização e Gestão da Tecnologia do SLU, André Wilson Pimenta, o sistema permitirá rastrear os resíduos. “A ideia principal é saber se o descarte é feito no local correto, o aterro controlado do Jóquei, ou em algum aterro particular”, explica. Além disso, o monitoramento poderá ajudar outros órgãos do governo de Brasília a saber a situação legal dos veículos, da empresa responsável pelo descarte e até do terreno onde há a construção. Isso porque a caçamba e a empresa especializada ficarão cadastradas no Serviço de Limpeza Urbana.
O diretor da autarquia destaca ainda que o cidadão poderá fiscalizar o transporte desses materiais. Ao contratar caçambas para esse serviço, a empresa vai gerar um georreferenciamento no sistema do SLU, e um e-mail será encaminhado para o contratante, com informações para acompanhar o veículo. Suspeitas de descarte irregular podem ser informadas por meio da ouvidoria.
[Numeralha titulo_grande=”R$ 20 milhões” texto=”Valor gasto pelo SLU, por ano, para retirada de entulhos de construção civil descartados irregularmente” esquerda_direita_centro=”centro”]
A previsão do SLU é que o serviço comece a funcionar até a primeira quinzena de outubro. O valor total estimado para a implementação do sistema é de R$ 1.123.800, com recursos da Fonte 100. Segundo André Pimenta, cerca de R$ 20 milhões são gastos, por ano, somente para a retirada desse tipo de entulho depositado irregularmente em diversos locais do Distrito Federal.
Até o momento, quatro empresas demonstraram interesse em participar do pregão. Instituições interessadas em concorrer devem retirar o edital exclusivamente nos sites www.comprasnet.gov.br e www.slu.df.gov.br. Mais informações e esclarecimentos pelos telefones (61) 3213-0200, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Contratação de sistema para georreferenciamento de descarte de resíduos sólidos
Pregão eletrônico em 25 de agosto
Pelo portal de compras do governo federal
Edital disponível nos sites www.comprasnet.gov.br e www.slu.df.gov.br
Edição: Raquel Flores