Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
26/08/2016 às 18:58, atualizado em 29/08/2016 às 10:36
Compromisso foi feito em reunião no anexo do Palácio do Buriti, nesta sexta-feira (26)
Contrato que duplica o repasse do Serviço Único de Saúde (SUS) para o Hospital Universitário de Brasília (HUB) será assinado em até 25 dias pelo secretário de Saúde, Humberto Fonseca. O compromisso foi feito em reunião no anexo do Palácio do Buriti entre representantes da Casa Civil, da Secretaria de Saúde e dos alunos da Universidade de Brasília (UnB), nesta sexta-feira (26), no anexo do Palácio do Buriti.
O encontro foi organizado pelo subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, da Casa Civil, Acilino Ribeiro, para atender a uma reivindicação dos estudantes, que fizeram manifestação em frente à sede do governo local. Os alunos pediam a assinatura do contrato e a participação no comitê do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes).
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e o secretário Humberto Fonseca destacaram dois servidores da Subsecretaria de Planejamento em Saúde para o encontro com os universitários. O diretor de Contratualização, Adriano de Oliveira, e o coordenador de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Organizacional, Fernando Dal Sasso, tiraram dúvidas dos manifestantes e afirmaram que o contrato será assinado em até 25 dias.
Os hospitais universitários federais têm os orçamentos financiados por repasses do SUS, que devem ser feitos pelos governos locais. Em Brasília, o pagamento é permitido via contrato com a Secretaria de Saúde. Em junho de 2013, o documento que permitia o subsídio de R$ 2,5 milhões para o HUB expirou. Mesmo assim, o repasse do governo local para o hospital foi mantido por meio de um convênio com o órgão federal.
Após negociações com a superintendência do HUB, em maio, a secretaria fez outro documento para aumentar a verba para R$ 5 milhões. A assinatura desse documento é o foco das reivindicações dos estudantes.
O Ministério da Educação e o Ministério da Saúde criaram o Coapes para fomentar a qualificação de profissionais da saúde. Trata-se de um acordo entre as secretarias regionais de saúde com as universidades locais para formar profissionais.
Para resolver a demanda dos alunos em relação ao Coapes, os representantes da secretaria marcaram outra reunião na segunda-feira, às 8h30, na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).
Edição: Paula Oliveira