Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/11/2016 às 19:30, atualizado em 06/02/2017 às 20:50
Agentes do Detran fazem abordagem educativa em postos de gasolina e vias de intensa circulação para passar dicas e cuidados na direção
Com o período de chuvas, a visibilidade do motorista fica reduzida, e o tempo de frenagem, maior . Esses fatores aumentam o risco de acidentes, como colisões traseiras e engavetamentos. Para alertar condutores dos cuidados a serem tomados nessa época, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) faz a campanha Choveu, molhou, derrapou.
A ação consiste em blitze educativas em locais de intensa circulação de pessoas e postos de gasolina. Na abordagem, os agentes da autarquia dão dicas de como proceder quando a pista estiver molhada e distribuem material educativo.
A principal recomendação é reduzir a velocidade, uma vez que o pneu tende a perder aderência quando o asfalto está úmido. Além disso, é preciso manter distância maior do veículo da frente para evitar que, em eventual derrapagem, ocorram colisões.
[Olho texto='”Acho melhor (a campanha educativa) do que aplicar as multas”‘ assinatura=”Letícia da Cunha, professora” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Outra recomendação é evitar ligar o pisca-alerta, uma que vez que o reflexo da luz amarela no para-brisa prejudica a visão dos condutores. As ações educativas, que começaram em outubro, são intensificadas no início e no fim das chuvas.
Até esta sexta-feira (4), cerca de 8 mil pessoas foram abordadas em 12 blitze. “Não consideramos só o condutor, mas também os passageiros que estavam no carro no momento da ação”, explica o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito, Rubem Ribeiro da Silva.
Ele conta que a Choveu, molhou, derrapou pode ser intercalada com outras campanhas, como a de combate ao uso de celular e a de consumo de álcool.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]
A abordagem de condutores para reforçar os cuidados é considerada efetiva para a professora Letícia da Cunha, de 29 anos. “Acho melhor do que aplicar as multas”, afirma.
Para ela, a falta de consciência está relacionada à ocorrência de acidentes no período de chuvas. “As pessoas não têm disciplina nas vias”, diz.
Cuidados básicos ao dirigir com o asfalto úmido
Edição: Vannildo Mendes