Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
25/11/2016 às 12:11, atualizado em 13/12/2016 às 15:02
Atividades na área externa da fundação visam aumentar o estoque para os meses de janeiro e dezembro. Rollemberg, secretários de Estado e diretores de órgãos do DF participaram da campanha nesta sexta (25)
Nesta sexta-feira (25), quem for à Fundação Hemocentro de Brasília para doar sangue encontrará uma tenda na área externa com várias atrações e atividades feitas para valorizar o gesto. A data marca o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue de 2016, criado para aumentar o estoque para os meses de janeiro e de dezembro, quando a demanda aumenta, mas o número de doações diminui.
O governador Rollemberg, acompanhado de secretários de Estado e diretores de órgãos do governo, participou da campanha na manhã desta sexta-feira (25). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
Desde terça-feira (22) até o sábado (26), o Hemocentro organiza atrações para comemorar a Semana Nacional do Doador Voluntário, estipulada em 1964 para aumentar a adesão das pessoas no fim do ano. Atividades feitas por voluntários incluem limpeza de pele, corte de cabelo, atrações musicais e cursos de maquiagem.
Segundo a fundação, a média de doadores aumenta de 200 para até 700 pessoas por dia durante a semana. O prazo de uso do material coletado é de aproximadamente 40 dias, mas o estoque da semana permite que as doações de dezembro sejam usadas em janeiro, e as de janeiro, em fevereiro. A semana comemorativa de 2015 fez com que o Hemocentro estivesse provido até o carnaval.
Para estimular a população e demonstrar que não há perigo no processo, representantes do Executivo local doaram sangue na manhã de hoje. “É um ato de solidariedade, e as pessoas têm que perceber que doar não dói”, falou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, enquanto tinha o sangue coletado. Nos leitos ao lado de Rollemberg estavam secretários de Estado e diretores de órgãos do governo.
O governador aproveitou a ocasião para visitar as instalações e aprender sobre o funcionamento da fundação com os servidores locais. Ele acompanhou os processos de coleta e aprendeu porque certos cuidados devem ser tomados antes do procedimento. “As pessoas têm que cumprir todas as determinações do Hemocentro para doar com segurança” avaliou.
“É muito importante essa semana do doador e ter a presença dos secretários e do governador”, disse Antônio Carlos, de 41 anos. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
O padeiro Antônio Carlos, de 41 anos, foi surpreendido com o que encontrou. Depois da doação, passou na tenda externa onde as atrações ocorrem sem saber da comemoração do dia. “É muito importante essa semana do doador e ter a presença dos secretários e do governador. Falta mais divulgação para o Hemocentro”, disse.
Após fazer uma parceria com a Controladoria-Geral do Distrito Federal, o Hemocentro conseguiu fazer uma economia de R$ 10 milhões em custos contratuais. A diminuição de gastos ocorreu devido a mudanças na gestão de órgãos de Brasília.
O Hemocentro de Brasília funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, no Setor Médico-Hospitalar Norte (Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte). Todo o processo de doação dura, em média, uma hora e quinze minutos. A fundação também coleta plaquetas e cadastra doadores de medula óssea.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=””]
Edição: Paula Oliveira