Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
03/01/2017 às 17:28, atualizado em 03/01/2017 às 21:14
Aula será no domingo (8). Objetivo é preparar candidatos ao concurso da Secretaria de Educação, que contratará 2,9 mil novos professores e servidores de nível médio para a rede pública
A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude divulgou a lista dos candidatos aptos a participar do aulão do #BoraVencer Concursos. Eles terão um dia inteiro de imersão nos conteúdos que cairão no exame para contratação de 2,9 mil novos servidores da rede pública de ensino do Distrito Federal.
O aulão será ministrado em 8 de janeiro, das 8 às 18 horas, no Auditório Máster do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. As lições se destinam à preparação dos candidatos ao concurso, a ser promovido nos dias 22 e 29 de janeiro pela Secretaria de Educação.
Os postos serão preenchidos pelos aprovados no concurso em 2017, 2018 e 2019. Ao longo do dia 8, os candidatos inscritos no aulão terão lições de português, direito administrativo, Lei Complementar nº 840, Lei Orgânica do DF, Bases Legais da Educação, atualidades, redação discursiva e conhecimentos pedagógicos.
[Olho texto='”Todas essas matérias serão apresentadas por grandes professores voluntários do mercado de cursinhos do DF”‘ assinatura=”Aline Bezerra, Subsecretária da Juventude” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Segundo a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, o aulão seguirá o mesmo modelo das versões do #BoraVencer ocorrido em junho para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para concursos. “Todas essas matérias serão apresentadas por grandes professores voluntários do mercado de cursinhos do DF”, explica.
Para atender a uma demanda definida na Conferência Distrital de Juventude de 2015, que pedia por oportunidades de estudo para o vestibular e o Enem, a Secretaria da Criança promove o #BoraVencer desde o primeiro semestre de 2016.
No total, 16 mil jovens foram atendidos ao longo do ano passado. No período, foram ministrados oito aulões, que seguiram os eixos temáticos do Enem: ciências humanas; matemática; ciências naturais; linguagens e códigos, e redação. Os encontros do primeiro semestre foram em 9 e 30 de abril, e em 7 e 21 de maio.
No segundo semestre, as aulas ocorreram em 18 e 25 de setembro, e em 9 e 23 de outubro. Em 30 de outubro, uma semana antes do Enem, a secretaria promoveu o #BoraVencer Dicas, uma tarde para descontrair os alunos, com palestras motivacionais, música e recomendações práticas que fazem diferença na hora da prova.
Para o segundo semestre, além da versão para o Enem, a pasta lançou o #BoraVencer Intensivão, exclusivo para alunos da rede pública (regular ou educação de jovens e adultos — EJA) e bolsistas integrais da rede privada inscritos no exame de 2016. Eles tiveram aulas de segunda a sábado entre os dias 5 de setembro e 4 de novembro, com foco na prova.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Em 18 junho, a primeira edição do #BoraVencer Concursos também foi focada na preparação para a prova da Secretaria de Educação. Em dezembro, lançou-se a primeira etapa do #BoraVencer Profissionalizante, que vai formar 600 jovens em curso de auxiliar administrativo.
O concurso da Secretaria de Educação vai selecionar 2,9 mil novos servidores. São 2 mil vagas para professores — 800 imediatas e 1,2 mil para cadastro reserva — e 900 para servidores em assistência à educação. Serão também selecionados 90 analistas, 250 monitores e 560 técnicos, sendo que 530 candidatos ficarão para cadastro reserva.
Com o concurso, o governo abre imediatamente 38 cargos: 26 para professores, 9 para analistas, 2 para técnicos e 1 para monitor. As vagas destinam-se a professores com afastamento definitivo e suprem aposentadorias, exonerações e mortes.