04/01/2017 às 16:57, atualizado em 05/01/2017 às 10:01

#BoraVencer Profissionalizante cria opção de organizador de eventos

São 200 vagas para aulas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Alta procura levou programa a oferecer novo curso. Até agora, 16 mil jovens foram atendidos no DF

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para Crianças

A alta procura pelos cursos do #BoraVencer Profissionalizante – mais de 8 mil inscritos em menos de 48h – gerou o surgimento de mais uma opção para a juventude: organizador de eventos. São 200 vagas para aulas no polo do Plano Piloto, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Podem se inscrever alunos de 15 a 29 anos de todo o Distrito Federal.

As inscrições estão abertas no site da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, até às 23h59 de 13 de janeiro. A procura por esse tipo de estudo “é enorme”, segundo o titular da pasta, Aurélio Araújo. “Começamos com o curso de auxiliar administrativo, lançamos os novos e recebemos uma demanda por essa modalidade relacionada a eventos, que passamos a atender agora”, explica.

[Olho texto='”A demanda da juventude por estudo e profissionalização é enorme”‘ assinatura=”Aurélio Araújo, secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na segunda-feira (3), a secretaria abriu inscrições para mil vagas nos cursos de mecânica robótica, técnico e manutenção de equipamentos de informática, maquiagem e designer de sobrancelhas, artesanato de bijoias e material reciclável, assistente administrativo, mecânico de autos, webdesigner, programador de aplicativos Android e atendente de consultório médico e dentário.

Inscrições aqui para todos os cursos

O novo curso, segundo a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, segue todas as regras de preferência no caso de preenchimento do total de matrículas. Entre elas está a possibilidade de inscrição em duas opções. “Se não tiver vaga suficiente para o estudante na primeira opção, ele fica automaticamente com a vaga da segunda”, explica.

No caso de uma demanda maior que o número de vagas, o preenchimento das matrículas vai atender aos seguintes critérios preferenciais: menor renda per capita familiar, estar desempregado, ser egresso do sistema socioeducativo ou nele estar inserido e ordem de inscrição.

As aulas começam em 30 de janeiro e vão até o dia 1º de abril de 2017, com 4 horas diárias de ensino nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os alunos recebem uniforme, apostilas, cadernos e canetas para utilização durante o curso.

Em atenção a uma demanda da Conferência Distrital de Juventude de 2015, que pedia oportunidades de estudo para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a secretaria promove o #BoraVencer desde o primeiro semestre de 2016. No total, 16 mil jovens foram atendidos ao longo do ano.

[Numeralha titulo_grande=”16 mil” texto=”Número de jovens atendidos nos cursos do #BoraVencer desde o primeiro semestre de 2016″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Foram até agora oito sequências de aulas que seguiram os eixos temáticos do Enem: ciências humanas, matemática, ciências naturais, linguagens e códigos e redação. Os encontros do primeiro semestre aconteceram em 9 e 30 de abril e em 7 e 21 de maio.

No segundo semestre, os encontros ocorreram em 18 e 25 de setembro e em 9 e 23 de outubro. Em 30 de outubro, uma semana antes do Enem, a pasta fez o #BoraVencer Dicas, uma tarde para descontrair os alunos, com palestras motivacionais, música e dicas finais que fazem diferença na hora da prova.

Para o segundo semestre, além do #BoraVencer Enem, a secretaria também lançou o #BoraVencer Intensivão, exclusivo para alunos da rede pública (regular ou EJA) e bolsistas integrais da rede privada inscritos no exame de 2016.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Edição: Vannildo Mendes