23/01/2017 às 11:19, atualizado em 23/01/2017 às 13:22

Força-tarefa do Cidades Limpas permanece na Estrutural até sexta (27)

O início dos trabalhos ocorreu nesta segunda-feira (23). Na ocasião, Rollemberg anunciou outras ações que beneficiarão os moradores da região administrativa

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

A chegada do programa Cidades Limpas à Estrutural levará para a região não somente a poda de árvores, o combate a pontos clandestinos de despejo de lixo e outras ações previstas no mutirão. De acordo com o governador Rodrigo Rollemberg, até o fim de 2017, o local terá o antigo posto da Polícia Civil reativado pela Polícia Militar, receberá a feira permanente e terá inaugurado o Centro de Ensino 1 da Estrutural — fechado desde 2015 em virtude de vazamento de gás.

No início dos trabalhos Cidades Limpas na Estrutural o governador Rollemberg anunciou outras ações que beneficiarão os moradores da região administrativa.

No início dos trabalhos do Cidades Limpas na Estrutural, o governador Rollemberg anunciou outras ações que beneficiarão os moradores da região administrativa. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

“O Cidades Limpas envolve ações como poda de árvores, desentupimento de bueiros e troca de lâmpadas que, aliadas a um conjunto de obras, contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse Rollemberg durante o início das ações da força-tarefa na manhã desta segunda-feira (23), em frente ao antigo posto policial. Nesse sentido, o chefe do Executivo também anunciou a aprovação do projeto para a construção de duas creches, a reforma de quadras poliesportivas e a abertura de uma agência do Banco de Brasília, que serão concretizadas até o fim deste ano.

Força-tarefa para limpar as ruas da Estrutural

A força-tarefa comandada pela Secretaria das Cidades envolverá, até sexta-feira (27), cerca de 300 pessoas — servidores do governo de Brasília ou de empresas que mantêm contrato com a administração pública — na limpeza e na conservação da região. “As cidades já têm equipes permanentes de limpeza, de poda de árvores e de tapa-buracos. O programa é a junção de todas elas para reforçar os trabalhos”, explicou o secretário das Cidades, Marcos Dantas.

[Olho texto=”“O Cidades Limpas envolve ações como de poda de árvores, de desentupimento de bueiros e de troca de lâmpadas que, aliadas a um conjunto de outras obras, contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população”” assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As prioridades são o combate a pontos clandestinos de despejo de lixo, recolhimento de carcaças de carros abandonados e manejo ambiental para evitar a proliferação do Aedes aegypti — transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. Entre as atividades programadas está ainda a execução de terraplanagem em área próxima à igreja do assentamento Santa Luzia, onde há água parada.

Também haverá retirada de entulho em uma área particular perto da Cidade do Automóvel.

Cidades Limpas já passou por seis regiões

Esta é a sexta edição do programa. A ação tem a participação de diversos órgãos do governo local, que atuarão de forma coordenada no modelo de força-tarefa.

Entre as ações habitualmente executadas pela força-tarefa estão o recolhimento de entulho, troca de iluminação pública queimada, pintura de meios-fios, poda de árvores, ações tapa-buraco e limpeza de bocas de lobo. As diversas frentes de trabalho, no entanto, são adaptadas de acordo com as prioridades de cada região. O Cidades Limpas já esteve em Brazlândia, em Ceilândia, no Paranoá, no Gama e no Itapoã.

Participarão também desta edição do programa a Agência de Fiscalização do DF (Agefis), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito (Detran), a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab).

Edição: Paula Oliveira