30/01/2017 às 19:12, atualizado em 22/11/2017 às 12:04

Mapa virtual mostra ações de revitalização no DF em tempo real

Por meio de uma página do portal do governo de Brasília é possível saber, por exemplo, onde estão as equipes da Novacap para poda de árvores, recapeamentos e roçagem

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Para informar a população sobre ações de revitalização em todo o Distrito Federal, o governo de Brasília lança o mapa virtual Cidades Limpas. A ferramenta apresenta os locais em que as equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Secretaria das Cidades fazem serviços como poda de árvores, recapeamento de asfalto e roçagem. As informações serão atualizadas semanalmente e ficarão arquivadas, a cada mês, na página virtual.

Mapa permite que o cidadão acompanhe as ações de revitalização por todo o DF.

Mapa permite que o cidadão acompanhe as ações de revitalização por todo o DF. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A plataforma é uma maneira de a sociedade ter a dimensão do que está sendo executado em cada região administrativa. Assim, o acompanhamento em tempo real permite que sejam divulgadas as ações de melhorias no território. “A população sente necessidade de saber onde estão as equipes da Novacap, e o objetivo do mapa é mostrar isso”, explica o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto. Além disso, a iniciativa é uma forma de dar mais transparência às ações. “Mostramos o retorno dos impostos pagos pelos brasilienses”, reforça.

[Olho texto='”O monitoramento em tempo real é fundamental para dar conhecimento ao público em geral do que o governo tem feito”‘ assinatura=”Marcos Dantas, secretário das Cidades” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A ferramenta traz dados como o tipo de serviço prestado e a localização georreferenciada. “O monitoramento em tempo real é fundamental para dar conhecimento ao público em geral do que o governo tem feito”, explica o secretário das Cidades, Marcos Dantas.

A elaboração ficou a cargo de servidores da Subchefia de Interação Social, da Chefia de Comunicação Institucional e Interação Social, e não gerou custos extras para a administração. As imagens são enviadas pelos prestadores de serviço em campo e inseridas no mapa virtual por estagiários do programa Brasília + Jovem Candango a cada semana. As ações ficam arquivadas, por mês, na parte inferior do site.

Inicialmente, entram as ações de poda de árvores, recapeamento e roçagem. A médio prazo, devem constar também as iniciativas de limpeza de bocas de lobo, remoção de entulho e lixo, e plantio de árvores.

Edição: Vannildo Mendes