07/02/2017 às 16:33

Presidentes do Brasil e da Argentina assinam atos para reforçar relação bilateral

Michel Temer e Mauricio Macri almoçaram no Palácio do Itamaraty com diversas autoridades, entre elas o governador Rodrigo Rollemberg

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Em visita diplomática ao Brasil, o presidente da Argentina e presidente [tooltip title=”A presidência pro tempore do Mercosul é exercida durante seis meses por um chefe de Estado de um dos países membros” placement=”right”] pro tempore [/tooltip] do Mercosul, Mauricio Macri, reuniu-se com o presidente da República, Michel Temer, na manhã desta terça-feira (7). O objetivo do encontro foi estreitar a relação bilateral dos países e demonstrar convergência entre a atual presidência do Mercosul e a próxima, que será brasileira no segundo semestre de 2017.

Pela manhã, Temer recebeu Macri no Palácio do Planalto. Os chefes de Estado assinaram quatro atos para aumentar a parceria no intercâmbio comercial, na prestação de serviços de saúde em regiões fronteiriças e na cooperação diplomática e consular.

Após firmarem os acordos, os presidentes foram para o Palácio do Itamaraty. Na sede do Ministério das Relações Exteriores, participaram de almoço com diversas autoridades – entre elas, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

“É tempo de convergência pragmática, de aumentar o comércio, os investimentos e as oportunidades e buscar maior aproximação e diálogo”, discursou Temer, antes de entregar a Macri o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, maior honraria do Brasil para um chefe de Estado estrangeiro.

Edição: Marina Mercante