Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
24/02/2017 às 13:37, atualizado em 24/02/2017 às 13:41
Integrantes da Aruc levaram samba a doadores em ação que visa reforçar o estoque de sangue antes do carnaval
Aos 36 anos, Lindomar Carreiro disse já ter perdido as contas de quantas vezes doou sangue. Morador do Itapoã, o autônomo esteve na manhã desta sexta-feira (24) na Fundação Hemocentro de Brasília para ajudar a manter os estoques da unidade. Ele se preparava para doar quando o batuque começou. Eram os integrantes da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), que brindavam os que ali estavam com a alegria do samba. “Diga, espelho meu, se há na avenida alguém mais feliz que eu”, cantavam, ao som dos instrumentos.
O autônomo Lindomar Carreiro doou sangue na manhã desta sexta-feira (24), quando a escola de samba da Aruc se apresentou no Hemocentro de Brasília. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
“Achei muito bacana, animou bastante”, disse Lindomar ao término da apresentação. “Já estou acostumado a doar e recomendo. Essa é uma ação importante”, destacou.
A ação, organizada para chamar mais doadores antes do feriado prolongado, começou na entrada da unidade e passou por diversas salas do Hemocentro. Por onde a música ecoava era possível ver doadores que interagiam com os integrantes da associação, sambando ou, com celulares, fotografando e filmando a apresentação artística.
Um deles era a promotora de eventos Mical Lopes, de 36 anos, que aguardava a senha para entrar. “Filmei para mandar aos amigos e incentivá-los a virem também”, disse a moradora do Setor O, em Ceilândia, que também caiu no samba com a Aruc. “Poder ajudar o próximo é importante, independentemente da época”, ressaltou a doadora assídua.
Em todos os anos, a entidade pública se preocupa em reforçar os estoques de sangue antes do carnaval. Como a instituição abre com horários mais limitados nos dias de festa e há risco maior de acidentes, ações como a exibição da escola de samba cruzeirense são feitas para aumentar a reserva.
[Olho texto='”Todo ano, a gente tem alguma novidade para trazer mais doadores. Nessa época, as pessoas viajam, e precisamos reforçar os estoques para o carnaval”‘ assinatura=”João Rogério de Oliveira, gerente do Ciclo do Doador do Hemocentro” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
O gerente do Ciclo do Doador do Hemocentro, João Rogério Cardoso de Oliveira, explicou que a atividade ocorreu por meio de parceria, sem custos para a fundação. “Todo ano, a gente tem alguma novidade para trazer mais doadores. Nessa época, as pessoas viajam, e precisamos abastecer a cidade, reforçar os estoques para o carnaval.”
Com 55 anos desde a criação, a Aruc é um clube do Cruzeiro com espaço voltado para esportes e tem a escola de samba que mais venceu desfiles do carnaval brasiliense. Foram 31 vezes em um total de 52, de 1962 a 2014. Em 2009, a entidade foi agraciada com o título de Patrimônio Cultural Imaterial pelo governo de Brasília.
“A gente sabe que o carnaval é uma época de festa, de alegria, mas é também de muito risco, em que as pessoas às vezes exageram na bebida, acontecem mais acidentes, e é preciso que os estoques de sangue estejam fortalecidos para eventuais necessidades”, ressaltou o presidente da Aruc, Moacyr Oliveira Filho.
Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos, pesar acima de 50 quilos, ter boa saúde e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes. Além disso, é preciso estar bem alimentado. Mais informações sobre requisitos para doar sangue e documentos exigidos podem ser encontradas no site do Hemocentro.
A fundação abrirá das 7 às 18 horas no sábado (25); das 7 às 13 horas na segunda (27); e das 14 às 18 horas na Quarta-Feira de Cinzas (1º). No domingo (26) e na terça (28), ficará fechada. O endereço é Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3.
Doações no Hemocentro de Brasília durante o feriado prolongado de carnaval
Sábado (25): das 7 às 13 horas
Segunda (27) e Quarta-Feira de Cinzas (1º): das 14 às 18 horas
Domingo (26) e terça (28): a entidade estará fechada.
Endereço: Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3
Edição: Marina Mercante