Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
21/05/2017 às 10:19, atualizado em 14/06/2017 às 14:30
Alunos do Instituto Federal de Brasília vão juntos à edição que ocorrerá de 14 a 18 de junho. Saiba como retirar a credencial e acessar outros serviços
Alunos de ciência da computação do Instituto Federal de Brasília (IFB), Rafael Passos, Samuel Novães, Pedro Hartmann e Guilherme Carvalho se preparam para a maratona da Campus Party Brasília. Eles estão entre os 4 mil campuseiros que conseguiram garantir ingressos — esgotados mais de um mês antes do evento (veja manual com informações de ingresso, alimentação, acampamento e transporte).
Agendada para 14 a 18 de junho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a edição inédita de Brasília contará com mais de 250 horas de conteúdo. Para não perder nada, três áreas de acampamento terão estrutura para abrigar os campuseiros: além de barracas, duchas, banheiros e guarda-volumes.
Mesmo morando em Brasília, Rafael Passos, de 20 anos, optou pelo pacote com direito ao camping. “Se tenho a oportunidade de respirar o ar de inovação 24 horas por dia, para que ir para casa? Tem palestras o tempo todo, algumas até de madrugada. Vou deixar para descansar depois”, afirma.
O secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, fala sobre as oportunidades que o evento traz para as novas gerações: “São incontáveis as chances de dialogar e ouvir sobre o que tem de mais novo no mundo de inovação e tecnologia”.
Ele destaca ainda a possibilidade de os jovens ampliarem a rede de contatos, inclusive em nível internacional. “Há inscrições de vários lugares do mundo. Dos Emirados Árabes, da Austrália, dos Estados Unidos, da Suécia”, exemplifica.
Para a retirada de credencial — que dará acesso ao evento —, quem adquiriu ingresso precisará apresentar apenas um documento oficial com foto. Como a compra é feita on-line com o preenchimento de um formulário, não há necessidade de imprimir comprovante.
O credenciamento será aberto antes da abertura para evitar filas. De 9 a 13 de junho, no Centro de Convenções, o espaço funcionará das 10 às 18 horas. Durante a Campus Party Brasília, será 24 horas.
Quem não conseguiu comprar ingresso também terá oportunidade de participar. Um espaço chamado Open Campus será aberto a visitantes. O local gratuito terá atrações de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Segundo a organização, a expectativa é receber mais de 40 mil pessoas.
[Olho texto=”Quem não conseguiu comprar ingresso também terá oportunidade de participar. Um espaço chamado Open Campus será aberto a visitantes” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Em 15 e 16 junho, a área gratuita abrirá das 10 às 21 horas, e os visitantes poderão permanecer até as 22 horas. No dia 17, o horário de funcionamento será das 10 às 18 horas, com circulação permitida até as 19 horas.
“É um espaço para jovens de 18 a 90 anos, basta ter o espírito. Os entusiastas ficarão encantados. É onde o público pode entender o que são drones, robótica e startups, que são aquelas empresas pequenas que trazem soluções simples para problemas gigantescos”, adianta Jarjour.
Até o dia do evento ainda serão incluídas atrações. A parte da programação que já está confirmada tem palestrantes renomados, nacionais e internacionais. Entre eles está Matthew F. Reyes, consultor que atua no Vale do Silício com 17 anos de experiência e que já prestou consultoria estratégica para o escritório do chefe de tecnologia da NASA.
[Olho texto=”Para 2017, além de Brasília, estão previstos eventos em Salvador (BA), em agosto, e em Pato Branco (PR), em outubro” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]
Em Brasília, o estadunidense apresentará a palestra A Exploração DIY na Terra, no Espaço e Além. Outro nome confirmado é o brasileiro Ricardo Cappra, cientista de dados que trará o debate A Era dos Algoritmos: como Filtros Invisíveis da Internet estão transformando a Sociedade, Governos e Países.
As palestras — com temas sobre países inteligentes, inovação, ciências e empreendedorismo, entre outros — serão ministradas em quatro palcos: no principal, no de criatividade e entretenimento, no de inovação e no de ciência.
Esta é a primeira vez que a cidade sedia o encontro, e a venda superou as expectativas já nos primeiros dias. A ideia de trazer o evento, do qual o governo de Brasília é correalizador, é fortalecer o ambiente de inovação e tecnologia local. No ano passado, a capital do País já recebeu uma Campus Day.
A experiência da Campus Party surgiu em 1997 na Espanha. Desde então, já percorreu países como Alemanha, Colômbia, Equador, El Salvador, Inglaterra e México. Chegou ao Brasil em 2008 e já teve edições em São Paulo (SP), no Recife (PE) e em Belo Horizonte (MG).
Para 2017, além de Brasília, estão previstos eventos em Salvador (BA), em agosto, e em Pato Branco (PR), em outubro.
Edição: Paula Oliveira