11/06/2017 às 00:42, atualizado em 12/06/2017 às 11:35

Baile reúne moradores para comemorar os 59 anos de Taguatinga

Durante evento na noite deste sábado (10), o governador Rodrigo Rollemberg homenageou figuras importantes da história local, como o pioneiro Justo Magalhães Moraes

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Moradores de Taguatinga reuniram-se na noite deste sábado (10) em um baile de gala que marcou mais uma noite de comemorações do aniversário de 59 anos da região administrativa. O evento, no Lions Club – um dos mais antigos clubes da cidade –, contou com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e sua esposa e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg. 

O governador Rodrigo Rollemberg homenageou personagens importantes da história local, como o pioneiro Justo Magalhães Moraes

O governador Rodrigo Rollemberg homenageou personagens importantes da história de Taguatinga, como o pioneiro Justo Magalhães Moraes. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Durante a noite, cinco pessoas relacionadas à história local foram homenageadas e presenteados com quadros. O pioneiro Justo Magalhães Moraes, de 67 anos, foi uma delas. Morador de Taguatinga desde os 10 anos, ele sempre esteve ligado ao desenvolvimento da região administrativa. “Sou envolvido com a cidade desde jovem”, diz. Ele foi responsável pela criação do primeiro grêmio estudantil da Escola Industrial de Taguatinga. 

Hoje empresário, Moraes recebeu a homenagem das mãos do governador, que destacou que o prêmio se estende a todos os moradores da região. “Trata-se de um reconhecimento à importância de Taguatinga e de seus personagens”, afirmou Rollemberg.

Márcia Rollemberg também entregou um dos prêmios à servidora da Secretaria de Saúde e coordenadora da rede dos bancos de leite humano do DF, Miriam Santos. “Ela não é um orgulho só para Taguatinga, mas para o Brasil, pois os bancos de leite daqui são referência mundial“, elogiou Márcia.

As comemorações do aniversário começaram na segunda-feira (5), data da criação oficial da região administrativa. As atividades seguem até o dia 29, com ações culturais e de cidadania.

Fundação de Taguatinga

A cidade foi fundada em 1958 em terras do município de Luziânia (GO), na Fazenda Taguatinga, que lhe deu o nome. Seis meses após a fixação dos primeiros habitantes, o local contava com escolas, hospitais, casa para professoras e estabelecimentos comerciais.

Hoje, Taguatinga consolidou-se como importante polo empresarial. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2016, a cidade tem uma população urbana estimada de 222.598 habitantes, a terceira maior do DF.