Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
21/07/2017 às 11:32, atualizado em 31/10/2018 às 17:06
Trabalhos embasarão relatório distrital, que deve estar pronto em dezembro para uso dos governos
A Secretaria do Meio Ambiente abriu chamada pública de artigos científicos sobre as mudanças climáticas em Brasília e na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).
Os trabalhos serão recebidos até 6 de setembro e se destinam à elaboração do Primeiro Relatório de Avaliação Distrital sobre Mudanças Climáticas (RAD1).
Previsto para ser publicado em dezembro deste ano, o relatório conterá avaliação da literatura científica disponível para a região sobre a natureza e as causas das mudanças climáticas.
Abordará também os potenciais impactos ambientais e socioeconômicos e as possíveis opções de respostas, mitigação e adaptação.
O objetivo é oferecer avaliações técnico-científicas do problema aos tomadores de decisão, aos formuladores de políticas públicas e à sociedade em geral.
[Olho texto=”Só o entendimento da exposição e das vulnerabilidades da região às mudanças climáticas poderá orientar diretrizes para minimizar os impactos” assinatura=”Leila Menezes, chefe da Unidade Estratégica de Clima, da Secretaria do Meio Ambiente” esquerda_direita_centro=”direita”]
A produção desse conhecimento, com base na evidência científica disponível, subsidiará a formulação de políticas públicas de médio e longo prazos. Isso para que sejam desenhadas estratégias eficazes de mitigação e de adaptação às mudanças climáticas no DF.
O RAD1 será um importante instrumento de gestão das alterações ambientais, segundo Leila Menezes, chefe da Unidade Estratégica de Clima da pasta. A medida deve resultar em economia para o poder público e maior qualidade de vida para a população.
“Só o entendimento da exposição e das vulnerabilidades da região às mudanças climáticas — o conhecimento da necessidade e das alternativas de enfrentamento — poderá orientar diretrizes para minimizar os impactos climáticos”, afirma.
Os passos para participar da chamada pública de artigos científicos sobre mudanças climáticas no DF e na Ride são:
Aviso de Chamada Pública nº 1/2017
Roteiro para cadastramento como autor e submissão dos artigos para o RAD1
Roteiro para cadastramento como leitor do RAD1
Roteiro para cadastramento como avaliador
O site da secretaria também divulga a Nota Técnica Mudanças Climáticas no DF e Entorno, publicada em novembro de 2016.