08/08/2017 às 17:05, atualizado em 09/08/2017 às 09:36

Habita Brasília abrirá novas quadras em Samambaia e no Recanto das Emas

As novas áreas vão beneficiar cerca de 25 mil pessoas. Movimentos habitacionais acompanharam a votação de projetos urbanísticos no Conplan

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Gestão do Território e Habitação

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou, por unanimidade, os projetos urbanísticos para construção de novas áreas residenciais em Samambaia e no Recanto das Emas.

A medida, inserida no programa Habita Brasília, representa importante conquista do Executivo local no enfrentamento do déficit de moradias na capital do País. A decisão foi tomada na segunda-feira (7).

[Numeralha titulo_grande=”25 mil” texto=”Número de pessoas que serão beneficiadas com novas áreas habitacionais” esquerda_direita_centro=”direita”]

As novas áreas devem beneficiar cerca de 25 mil pessoas. Os processos foram submetidos ao colegiado, que seguiu o voto dos relatores. A sessão contou com a participação de representantes do movimento habitacional do DF.

No Recanto das Emas, as novas quadras ficam no Centro e no Subcentro Urbano (400 a 600). Em Samambaia, a expansão contempla as quadras 100 ímpares e o Subcentro Oeste da região.

Os projetos urbanísticos preveem:

  • Lotes residenciais unifamiliares
  • Casas sobrepostas
  • Uso misto
  • Comércio e serviços
  • Instalação de equipamentos públicos.

Outro ponto importante para as futuras quadras é a integração com as principais vias de transporte das duas regiões, além da incorporação de ciclovias.

De acordo com o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, os projetos trazem uma mudança de paradigma, porque contemplam regiões centrais e propiciam moradia digna e desenvolvimento econômico.

“Revertemos a concepção de construir unidades habitacionais em áreas cada vez mais periféricas, onde não há cobertura de transporte e serviços, e focamos em regiões que possuem potencial de desenvolvimento urbano”, explica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com a aprovação dos projetos, cabe agora à Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) dar sequência ao processo de licenciamento dos parcelamentos.

Tão logo as licenças necessárias sejam emitidas, os projetos serão publicados no Diário Oficial do DF, e os de infraestrutura poderão ser contratados.