14/08/2017 às 11:48, atualizado em 16/11/2017 às 14:16

Jogos Escolares da Juventude terão apoio de estudantes universitários

Serão selecionadas 220 pessoas para auxiliar nas competições da etapa brasiliense, de 16 a 25 de novembro. Inscrições pelo Portal do Voluntariado estão abertas até 25 de agosto

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Diferentemente do informado antes, as competições ocorrerão em 21 instalações esportivas, e não em 22.

Estudantes universitários que quiserem dar suporte à etapa de Brasília dos Jogos Escolares da Juventude de 2017, de 16 a 25 de novembro, têm até 25 de agosto para se inscrever pelo Portal do Voluntariado.

Serão oferecidas, ao todo, 220 vagas nas áreas de educação física, enfermagem, nutrição, medicina e comunicação. Caso a quantidade de interessados seja maior do que a prevista, a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer selecionará os inscritos.

[Numeralha titulo_grande=”220″ texto=”Quantidade de vagas para voluntários na etapa dos Jogos Escolares da Juventude 2017 em Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Aqueles que forem escolhidos participarão de treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), de 6 a 10 de novembro. Eles vão receber uniforme e alimentação em todos os dias dos Jogos e, ao final, um certificado de participação.

A disputa reúne alunos de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil, em 14 modalidades. Consideradas as seletivas, os números chegam a mais de 2 milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.

As etapas nacionais ocorrerão em duas capitais. Curitiba (PR) receberá os alunos de 12 a 14 anos, de 12 a 21 de setembro, e Brasília (DF) sediará a fase dos estudantes de 15 a 17 anos, de 16 a 25 de novembro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O acordo de cooperação entre o governo de Brasília e o Comitê Olímpico do Brasil para o evento foi assinado em 27 de julho.

Brasília como sede dos Jogos Escolares da Juventude

Para a etapa de 2017, serão investidos pelo comitê cerca de R$ 8 milhões e utilizados 16 hotéis da cidade e aproximadamente 27 mil diárias.

De acordo com a Secretaria do Esporte, a expectativa é que a capital federal receba mais de 3 mil alunos-atletas.

O programa brasiliense da competição engloba as seguintes modalidades:

  • Atletismo
  • Badminton
  • Basquete
  • Ciclismo
  • Futsal
  • Ginástica rítmica
  • Handebol
  • Judô
  • Luta olímpica
  • Natação
  • Tênis de mesa
  • Vôlei
  • Vôlei de praia
  • Xadrez

As competições ocorrerão em 21 instalações esportivas. O Centro de Convenções Ulysses Guimarães reunirá o comitê organizador, o restaurante e o centro de convivência.

[Numeralha titulo_grande=”27 mil” texto=”Estimativa de diárias de hotéis a serem usadas nos Jogos Escolares da Juventude em Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A estimativa é que o governo de Brasília invista cerca de R$ 3 milhões no evento, com recursos do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Esporte. O dinheiro deve ser utilizado em áreas como fornecimento de transporte, estruturas temporárias e mobiliários e prestação de serviços de recursos humanos, a exemplo de brigadistas e equipes de limpeza.

O que são os Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de talentos olímpicos do País. A competição estudantil revela, a cada ano, novos nomes para o esporte.

Da delegação de 465 atletas do Time Brasil que participaram da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, 52 eram egressos dos Jogos. Entre eles, destacaram-se Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.

O que é o Portal do Voluntariado

Carro-chefe do programa Brasília Cidadã, o Portal do Voluntariado visa integrar, valorizar, reconhecer e estimular iniciativas de voluntários na cidade.

Criada em junho de 2016, a plataforma reúne mais de 10,7 mil pessoas, distribuídas em 32 eixos — o esporte é um deles — de atuação voltados para públicos distintos, como jovens, idosos, mulheres e pessoas com deficiência.

O site abriga cerca de 200 projetos e ações do governo e de entidades parceiras da sociedade civil, além de campanhas de doação.

Inscrições para trabalho voluntário nos Jogos Escolares da Juventude 2017

De 14 a 25 de agosto

PeloPortal do Voluntariado

Treinamento: de 6 a 10 de novembro

Edição: Raquel Flores