Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
31/10/2017 às 13:42, atualizado em 31/10/2017 às 15:14
No início de outubro, alunos do 5º ano estiveram na sede da missão representativa holandesa na capital federal. Nesta terça (31), o embaixador conheceu instalações do colégio e provou iguarias típicas brasileiras
Yasmin Moreira da Silva, de 10 anos, é aluna do 5º ano da Escola Classe 17, em Sobradinho, e estava empolgada com a oportunidade de mostrar um pouco da cultura brasileira ao embaixador Han Peters, do Reino dos Países Baixos. A interação faz parte do programa Embaixadas de Portas Abertas.
Em 5 de outubro, ela e os colegas estiveram na sede da embaixada para conhecer costumes do reino, popularmente conhecido como Holanda, na Europa Ocidental. Hoje foi a vez de os estudantes abrirem as portas do colégio, na Vila Rabelo, para receber o diplomata.
“Foi muito interessante tê-lo aqui. Ele também aprendeu um pouco com a gente.” A menina escreveu uma carta de agradecimento a Han Peters, que estava acompanhado da noiva, a brasileira Alessandra Camargos.
Para o chefe da missão representativa holandesa no Brasil, a experiência foi enriquecedora. “Fiquei muito impressionado com essa escola e muito feliz por terem me visitado na embaixada. Com certeza podemos continuar trabalhando juntos”, disse Peters.
Os convidados assistiram a apresentações de capoeira e a contações de histórias e conheceram as dependências, como a biblioteca e um espaço destinado a uma horta. No final do encontro, degustaram iguarias da culinária brasileira, como cuscuz e tapioca.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
“Para esses alunos, que são de uma comunidade carente, sair daqui e ir até o Plano Piloto, conhecer um pouco de outros países, é uma oportunidade maravilhosa”, disse a diretora do colégio, Priscila Barros, referindo-se à primeira fase do programa, quando as crianças foram à embaixada.
A retribuição da visita, segundo a chefe da Assessoria Internacional do governo de Brasília, Renata Zuquim, é a forma de completar o intercâmbio entre as duas culturas. Assim, os diplomatas conhecem melhor as comunidades onde as escolas estão inseridas.
Para promover o intercâmbio cultural, o projeto faz a ligação entre estudantes da rede pública de ensino de Brasília, com idades de 9 a 11 anos, e as representações de outros países no Brasil.
A iniciativa é um dos pilares do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência na capital federal.
O Embaixadas de Portas Abertas foi idealizado pela colaboradora do governo Márcia Rollemberg e organizado em parceria entre a Secretaria de Educação, a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas — e a Assessoria Internacional.
Representações estrangeiras interessadas em participar devem enviar e-mail para o endereço: assessoria.internacional@buriti.df.gov.br.
Edição: Raquel Flores