06/11/2017 às 13:56, atualizado em 06/11/2017 às 16:48

Polícia Militar promove curso de abordagem a pessoas com deficiência auditiva

Capacitação, que começa na tarde desta segunda-feira (6), vai até sexta (10). Participantes terão aulas básicas de língua brasileira de sinais

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Waldimar Carvalho da Silva, de 42 anos, já precisou usar caneta e papel para se comunicar com um militar durante uma abordagem policial. Foram alguns minutos até que o homem, que é surdo, conseguisse entender o que precisava fazer durante a ação. Ele já teve amigos levados à delegacia pelo simples fato de não conseguirem se expressar nessa situação.

Capacitação, que começa nesta segunda-feira (6), vai até sexta (10). Participantes terão aulas básicas de língua brasileira de sinais.

Capacitação, que começa nesta segunda-feira (6), vai até sexta (10). Participantes terão aulas básicas de língua brasileira de sinais. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Problemas assim motivaram a Polícia Militar a criar o curso de abordagem a pessoas com deficiência auditiva da corporação. As aulas da primeira turma, com 15 alunos das diversas áreas da corporação, começam nesta segunda-feira (6) e vão até sexta (10).

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes, a novidade é uma forma de garantir dignidade e o direito à segurança essas pessoas. “A abordagem é o começo de tudo”, avaliou, durante a aula inaugural da capacitação nesta manhã.

De acordo com ele, a expectativa é que a ação sirva de modelo para outras corporações dentro e fora do Distrito Federal.

“Essa é uma iniciativa muito importante por nos trazer a possibilidade de comunicação”, resumiu Waldimar Carvalho da Silva, diretor do Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil (Icep-Brasil). Ele auxiliou a Polícia Militar na organização do curso.

Serão 30 horas de aulas, que ocorrerão sempre no período da tarde. A ideia é que os participantes sejam capacitados para repassarem o aprendizado em futuros cursos de formação de soldados e oficiais.

Na fase de preparação das aulas, que terão noções básicas de língua brasileira de sinais (Libras), a Polícia Militar fez pesquisas e aplicou questionários. A metodologia está sendo preparada desde junho do ano passado.

Edição: Paula Oliveira