Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
08/11/2017 às 19:50, atualizado em 09/11/2017 às 10:50
Desobstrução de vias, retirada de entulhos e remoção de árvores caídas estão entre as medidas tomadas pelo governo de Brasília para restabelecer a ordem após prejuízos causados pelo temporal da madrugada de ontem para hoje
Após as fortes chuvas na madrugada desta quarta-feira (8), órgãos do governo de Brasília atuaram conjuntamente nas últimas 24 horas para garantir a liberação de vias obstruídas, a retirada de entulhos e de árvores derrubadas pelo vento e a limpeza de bocas de lobo. Representantes do Executivo estiveram reunidos todo o dia para discutir ações emergenciais.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, os telefones de emergência 193 e 199 receberam 458 ligações, entre ontem e hoje, relacionadas ao temporal. A Defesa Civil vistoriou áreas nas regiões administrativas mais afetadas: Lago Norte, Jardim Botânico, Planaltina, Santa Maria, Sobradinho, Sol Nascente, Taguatinga e Vicente Pires.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) registrou 150 quedas de árvores. No momento, 20 equipes de poda atuam em 30 pontos diferentes — os mais críticos estão na Asa Norte e no Lago Norte. Os agentes também limpam e desobstruem bueiros.
Entre as ocorrências atendidas estão ainda o rompimento de rede elétrica e queda de postes e árvores em diversas regiões administrativas, principalmente no Lago Norte e na Asa Norte; a queda de quatro muros, um em Vicente Pires e três no Jardim Botânico; o rompimento de um dique e um ônibus atolado no Sol Nascente; destelhamento e alagamento de seis residências no Varjão, onde as famílias foram atendidas pela Subsecretaria de Assistência Social, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; fissuras em uma edificação em Taguatinga; e concentração de lama nas ruas do Condomínio Porto Rico, em Santa Maria.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Em Vicente Pires, máquinas trabalham nos condomínios afetados pelas chuvas de ontem para retirar entulhos e o excesso de terra que desceu com a enxurrada. Hoje, as empresas concentraram-se nas Ruas 3, 3B, 4, 4c e 5 com serviços de limpeza, desobstrução das redes de drenagem e colocação de pedra rachão em alguns pontos da Rua 3B.
No Sol Nascente, uma força-tarefa, criada na sexta-feira (3) e formada por 13 órgãos, tem prestado pronto atendimento à população. Ruas são desobstruídas e áreas de risco, vistoriadas.
O Corpo de Bombeiros Militar está em regime de prontidão com quatro unidades de serviço integral, 60 militares e 30 viaturas nos locais mais afetadas. Não foi registrada nenhuma ocorrência com vítima fatal.
Em função do temporal, houve queda de energia em todas as regiões administrativas do DF. O Lago Norte e a Asa Norte foram as mais afetadas. A CEB Distribuição recebeu 1.421 pedidos de reparos na rede. A empresa está com 45 equipes nas ruas.
Um dos pontos atingidos foi a Estação de Tratamento de Água do Lago Norte, o que ocasionou a interrupção no abastecimento no Itapoã e no Paranoá. A falta de energia impulsionou a pressão de um bomba de água, que provocou o rompimento de uma adutora nesta tarde. Técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) trabalham na solução do problema.