Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
09/02/2018 às 16:00, atualizado em 11/02/2018 às 15:59
Juntos, Raparigueiros, Baratona, Galinho de Brasília, Pacotão e Bafafá deverão reunir mais de 500 mil foliões. Saiba onde haverá vias interditadas e conheça as rotas alternativas determinadas pela Polícia Militar do DF
Os desfiles do Pacotão e do Bafafá ocorrerão em dois dias (11 e 13), e não em três, como informado anteriormente. No sábado (10) e na segunda (12), o Bafafá não sai, apenas permanece fixo no estacionamento do Mané Garrincha.
O trânsito nas vias próximo aos trajetos dos cinco maiores blocos de carnaval de rua da cidade terá esquema especial devido à movimentação dos foliões. Juntos, eles poderão reunir mais de 500 mil pessoas — a previsão do total em todo o Distrito Federal é de 2 milhões.
De acordo com a Polícia Militar do DF, que estabeleceu as mudanças (veja os mapas abaixo), elas são necessárias para garantir a segurança do público.
Raparigueiros e Baratona sairão em 11 e 13 de fevereiro, no Eixo Monumental, com início na Via N1, perto da Torre de TV. De lá, sobem no sentido da Praça do Buriti até o Tribunal de Contas do DF, fazem o retorno na via de ligação para a S1 e descem no sentido da Esplanada dos Ministérios para encerrar a festa na área externa da Fundação Nacional das Artes (Funarte).
Como as duas vias estarão fechadas durante a passagem de 420 mil pessoas previstas, a Polícia Militar fez rotas alternativas para os motoristas.
No sentido para a Rodoferroviária, é preciso desviar no Eixão Norte, pegar o Eixinho W (de cima), seguir para a W3 na altura da 102 Norte e dar a volta no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha para voltar à N1 por trás do Palácio do Buriti.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Já para quem trafega na direção do Congresso Nacional, o desvio é na entrada do Setor de Indústrias Gráficas até o Sudoeste, onde a orientação é entrar no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. De lá, o condutor sairá na S2 para descer até o Eixão Sul.
O fechamento das vias para a folia será às 13 horas, no domingo (11) e na terça-feira (13). Para todos os blocos, as interdições terminam com o fim das festas.
O bloco Galinho de Brasília sairá no sábado (10) e na segunda-feira (12), com previsão de 80 mil pessoas. Para ele, não haverá rotas alternativas.
Segundo o planejamento da Polícia Militar, trechos do Setor de Autarquias Sul, ao lado da sede da Caixa Econômica Federal, e as vias que circundam as Quadras 202 e 203 Sul serão fechadas às 15h30.
Assim como os blocos Raparigueiros e Baratona, o Pacotão e o Bafafá desfilam no mesmo espaço, mas um seguido do outro, em dois dias: 11 e 13.
Primeiro sai o Pacotão, da entrequadra comercial 302/303 Norte à W3 Norte, na contramão, até a 503/504 Sul. Depois, o Bafafá faz o mesmo percurso.
O fechamento da via é às 14 horas para o primeiro bloco, para que o trânsito seja reaberto depois que o segundo terminar. A previsão é de 10,8 mil pessoas em ambos.
Veja a programação completa dos blocos no site Brasília tem carnaval.
Edição: Raquel Flores