08/03/2018 às 09:03, atualizado em 08/03/2018 às 11:55

Festa da Goiaba chega à 3ª edição no fim de semana

Assim como ocorre no caso do morango, Brazlândia começa a estabelecer tradição com outra fruta. São 78 produtores na região, que recebe o evento de sexta (9) a domingo (11)

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Para divulgar uma cultura importante para a economia da região, Brazlândia promove, de sexta-feira (9) a domingo (11) a 3ª edição da Festa da Goiaba de Brasília. A Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão, no quilômetro 13 da BR-080, organiza e sedia o evento, de forma gratuita.

Para divulgar uma cultura importante para a economia da região, Brazlândia promove, de sexta-feira (9) a domingo (11) a 3ª edição da Festa da Goiaba de Brasília.

Para divulgar uma cultura importante para a economia da região, Brazlândia promove, de sexta-feira (9) a domingo (11) a 3ª edição da Festa da Goiaba de Brasília. Foto: Tony Winston/Agência Brasília-8.3.2016

Com uma área de 280 hectares e 78 produtores, Brazlândia é referência na produção de goiaba no Distrito Federal. A produtividade da fruta na região está entre 30 a 40 toneladas por hectare. A safra ocorre entre fevereiro e abril, e a safrinha, entre setembro e novembro.

O cultivo da espécie já se consolida como tradição no local, segundo o presidente da associação, Takao Akaoka. “A festa é importante para que os produtores divulguem suas frutas e para que os encontros técnicos ajudem no avanço tecnológico da produção”, afirma.

As principais variedades da fruta são a Pedro Sato, para consumo in natura, e a Paluma, voltada mais para a indústria. A Tailandesa e a Cortbel também vêm sendo desenvolvidas na região.

[Olho texto='”A festa é importante para que os produtores divulguem suas frutas e para que os encontros técnicos ajudem no avanço tecnológico da produção”‘ assinatura=”Takao Akaoka, presidente da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Festa da Goiaba de Brasília é uma oportunidade para todos. Os produtores podem atrair novos mercados, e a população pode comprar diretamente deles. O governo de Brasília chega com o intuito de proporcionar informações técnicas a respeito do manejo.

Entre as atrações da festa está o espaço Empório da Goiaba. Vinte produtores rurais comercializarão doces, sucos, licores, tortas e geleias. O local terá ainda exposição e venda de flores, dentro da Florabraz, além da comercialização de frutas em geral.

Nesta quinta-feira (8), véspera da abertura da festa, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) promove o Encontro Técnico da Cultura da Goiaba.

A programação conta com a palestra Práticas Culturais para a Produção de Goiabas, ministrada pelo engenheiro agrônomo e doutor em fitotecnia Tadeu Graciolli Guimarães, da Embrapa Cerrados, às 18h30.

O produtor Silvio Takagi, de 60 anos, pretende participar da festa e do encontro técnico. Natural de Presidente Prudente (SP), ele desembarcou em Brazlândia há quase duas décadas para investir na comercialização de morangos. Há dez anos, aposta na nova cultura.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Colhemos bem este ano. Tenho cerca de 1,1 mil pés, troquei o morango pela goiaba. É uma tradição sendo estabelecida: a segunda edição da festa foi bem melhor que a primeira, veremos como essa se sai”, afirma Takagi.

A abertura do evento está marcada para as 19 horas de sexta (9). Como a Emater-DF, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa-DF) e a Administração Regional de Brazlândia são parceiros da iniciativa.

3ª Festa da Goiaba de Brasília

Na Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (BR-080, Km 13, Núcleo Rural Alexandre de Gusmão, Incra 6)

Na sexta-feira (9), a partir das 19 horas, e no sábado e no domingo, às 10 horas

Entrada gratuita

Edição: Vannildo Mendes