Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
14/03/2018 às 14:59, atualizado em 14/03/2018 às 16:42
Tema água será explorado por meio de exposições, filmes e debates, que ocorrem de 19 a 23 de março. Atividades gratuitas são abertas ao público mediante inscrição
De 19 a 23 de março, o Planetário de Brasília será transformado no Planeta ODS, em referência aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá de 18 a 23 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, serão promovidos, no planetário, debates sobre o objetivo de número 6 (ODS 6) da entidade internacional: água potável e saneamento.
O projeto é uma parceria do governo de Brasília, por meio da Assessoria Internacional da Governadoria, com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
“Será um evento transversal ao fórum, em que mostraremos o caráter internacional da cidade e como o governo dialoga com os objetivos de desenvolvimento sustentável”, destaca a chefe da Assessoria Internacional do governo de Brasília, Renata Zuquim, que reforça que a iniciativa integra a Política de Inserção Internacional de Brasília.
“A proposta é promover debates e exposições que conectam questões relacionadas à água, com base nos eixos da Agenda 2030: paz, pessoas, planeta, prosperidade e parcerias”, afirma o assessor sênior do PNUD no Brasil, Haroldo Machado Filho.
As atividades gratuitas incluem mesas-redondas, exibição de filmes de curta-metragem e fulldome — tecnologia em que as películas são exibidas em uma tela semiesférica com sons e imagens de alta qualidade que confundem os sentidos.
A abertura oficial do Planeta ODS ocorrerá na segunda-feira (19) e será fechada para convidados. De 20 a 23 de março, inicia-se a programação para o público, que deve se inscrever por meio de formulário eletrônico.
Haverá ainda um espaço colaborativo, em parceria com estudantes universitários, para gravação de depoimentos do público sobre sua relação com a água.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Pelo governo de Brasília, serão apresentadas iniciativas como o fechamento do Lixão da Estrutural e a desobstrução da orla do Lago Paranoá.
Os visitantes participarão de debates sobre água e governança, colaboração do setor privado para o alcance das metas do ODS 6, empreendedorismo e gestão de recursos hídricos e desenvolvimento rural sustentável. Em 22 de março, será lançado o Relatório Mundial da Água 2018.
Também são parceiros da iniciativa a Secretaria de Governo da Presidência da República e Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+).
O Executivo local aderiu à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) em 24 de outubro de 2016, e, em fevereiro, foi criado um grupo de trabalho para monitorar o desenvolvimento das metas propostas pelo organismo internacional.
Entre as ações desenvolvidas pelo governo de Brasília que vão ao encontro dos objetivos do desenvolvimento sustentável estão a universalização da educação infantil para crianças de 4 e 5 anos, a Estratégia de Saúde da Família, a entrega de escrituras, a implementação do Aterro Sanitário de Brasília, as obras de captação de recursos hídricos e os programas Criança Candanga e Brasília Cidadã.
Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.
[box-forum-agua]
Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Adasa-DF — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da ANA.
O fórum ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).
Planeta ODS
Abertura (fechada para convidados): 19 de março (segunda-feira)
Visitação: de 20 a 23 de março (de terça a sexta-feira)
Acesso livre mediante inscrição
Planetário de Brasília (Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães)
8º Fórum Mundial da Água
De 18 a 23 de março
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Inscrições abertas no site oficial do evento
Edição: Paula Oliveira