Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
30/03/2018 às 12:51, atualizado em 30/03/2018 às 13:52
Segundo a Polícia Militar, 5 mil pessoas chegaram ao local de manhã para assistir à encenação da Paixão de Cristo a partir das 16 horas. Zilnando de Jesus Lima foi agradecer a recuperação da saúde do pai, Zilmar
Com Jesus até no nome, Zilnando de Jesus Lima, de 33 anos, subiu o Morro da Capelinha de joelhos para agradecer pela vida e recuperação do pai, Zilmar.
Em agosto, justamente no Dia dos Pais, o senhor de 57 anos caiu de uma altura de 3 metros e bateu com a cabeça.
“A família toda ao redor do Brasil orou e teve fé. No segundo dia, ele apresentou melhora. No terceiro, levantou do ‘sepulcro’ e ‘ressuscitou’”, lembra o filho, em comparação à história de Cristo, que será encenada em Planaltina a partir das 16 horas.
Apesar do alerta dos médicos para o risco de morte ou de sequelas, depois de três dias em coma, Zilmar acordou com a memória intacta. Hoje, a pé, acompanhou o filho no agradecimento.
De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, são esperadas 80 mil pessoas para a Via-Sacra do Morro da Capelinha nesta sexta-feira (30). Na parte da manhã, 5 mil já estavam no local. A corporação alocou 450 servidores para garantir a segurança.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
O evento é promovido pela Paróquia de São Sebastião desde 1973. Segundo os organizadores, a 45ª edição conta com 1,4 mil participantes voluntários: 800 atores para a encenação da Paixão de Cristo e 600 na produção, som, figurino e iluminação.
Há cinco anos no papel de Jesus, Marcelo Augusto Ramos, de 30 anos, ficou surpreso quando recebeu o convite da coordenação. Ele acredita que foi o escolhido por integrar vários grupos e por ser muito ativo na igreja — o que atribui à devoção que via na mãe.
A ansiedade, segundo ele, não diminui. “A emoção é a mesma da primeira vez. Todo ano recebo o carinho do público e a fé das pessoas de uma forma diferente. Isso modifica nosso coração.”
Para atender emergências médicas, o Hospital Regional de Planaltina montou três postos na subida do morro: um na entrada, outro no local onde é representado o julgamento de Cristo, e o terceiro próximo ao lugar da última cena, a da ressurreição. Além disso, uma ambulância e duas motos estão disponíveis para remoção de pacientes, e uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O Corpo de Bombeiros está presente com 74 militares, 17 viaturas, 1 helicóptero e a plataforma de observação elevada, com nove câmeras apontadas para os pontos de concentração de público ao longo da via-sacra.
Para chegar à Via-Sacra do Morro da Capelinha, usuários do transporte coletivo contam com mais quatro linhas de ônibus desde o meio-dia.
Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), o reforço se estenderá enquanto durar a demanda de passageiros.
Os carros com destino ao Morro da Capelinha saem dos terminais rodoviários de Sobradinho, de Sobradinho II e de Planaltina.
Além disso, uma linha partirá da Rodoviária do Plano Piloto:
Para quem for de carro, o trânsito estará modificado. A partir das 13 horas, a DF-230 terá sentido único no trecho entre o Colégio Agrícola e a rotatória com a DF-130.
Uma das quatro vias de acesso ao Morro da Capelinha ficará fechada para passagem de pedestres. As outras pistas serão para tráfego de veículos, situações de emergências e para a produção.
[Numeralha titulo_grande=”(61) 99212-7776″ texto=”Número do SOS Criança” esquerda_direita_centro=”direita”]
O Departamento de Trânsito (Detran-DF) mobilizou 25 agentes em 13 viaturas. Dois guinchos da autarquia darão suporte caso seja necessário remover carros parados em locais proibidos.
Há três estacionamentos: para o público em geral; para excursões e ônibus de linha; e para imprensa, autoridades, credenciados e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Eventuais delitos poderão ser registrados na Delegacia Móvel da Polícia Civil. As delegacias físicas de Planaltina e de Sobradinho receberam reforço de policiais.
Depois da Via-Sacra do Morro da Capelinha, o telefone do SOS Criança ficará permanentemente disponível 24 horas por dia. Antes, o serviço era acionado apenas para eventos com grande público como o carnaval.
Por meio dele, as autoridades podem ser alertadas sobre ocorrências de desaparecimento. O número é o (61) 99212-7776.
Na mensagem, deve-se informar o lugar onde a criança foi encontrada, enviar uma foto dela e dizer sob a guarda de qual agente público ela ficou — policiais militares, bombeiros ou servidores do Detran.
Casos de crianças perdidas também podem ser comunicados aos conselheiros tutelares posicionados perto de um dos postos para atendimento médico.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai distribuir água em pontos espalhados da entrada do evento ao topo do morro, onde ocorre a encenação da ressurreição de Cristo.
A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e outros órgãos de segurança também serão atendidos pela Caesb com 3 mil copos de água.
Edição: Raquel Flores