Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/04/2018 às 12:26, atualizado em 30/04/2018 às 18:37
Norma publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (16) assegura espaços e atividades culturais mais acessíveis
Como forma de estimular a democratização do acesso à cultura no Distrito Federal, fica instaurada a Política Cultural de Acessibilidade. A Portaria nº 100, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (16), assegura espaços e atividades culturais mais acessíveis a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e, dessa maneira, impulsiona a arte inclusiva.
“A Política Cultural de Acessibilidade propõe mudanças para além da eliminação de barreiras comunicacionais, tecnológicas e arquitetônicas. Ela também determina que a produção cultural feita por pessoas com deficiência seja incentivada”, destaca o secretário de Cultura, Guilherme Reis.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Os atuais editais e programas de fomento à cultura não barram a participação de agentes culturais com deficiência. No entanto, não são garantidos os meios para que eles efetivamente se façam presentes, como pontua a subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes.
“Nessa política, pautamos editais em braile, com defesa oral ou em libras e mapeamento de pontos de cultura que investem em acessibilidade para o público.”
A promoção da cultura inclusiva está prevista na Lei Orgânica da Cultura. Ela estabelece que a acessibilidade deve nortear todas as políticas e ações de promoção, apoio e fomento à cultura no Distrito Federal.
A Política Cultural de Acessibilidade é resultado do diálogo entre poder público e a sociedade civil que começou há três anos. O tema foi debatido em seminários e reuniões promovidas pela Secretaria de Cultura.
Veja algumas das ações previstas na Política Cultural de Acessibilidade: