25/06/2018 às 14:38, atualizado em 25/06/2018 às 14:42

Viveiro do Lago Norte comemora três anos com programação festiva no sábado (30)

A partir das 8h30, haverá exposição fotográfica sobre as nascentes e plantios da região, aula de alongamento e atividades para as crianças

Por Dávini Ribeiro, da Agência Brasília

O Viveiro Comunitário do Lago Norte, na QL 4/6, faz aniversário em 3 de julho. Para comemorar os três anos de existência, uma série de atividades gratuitas está programada para sábado (30), das 8h30 às 13 horas.

O Viveiro do Lago Norte foi criado com o propósito de recuperar as nascentes, reflorestar áreas verdes, recuperar ecossistemas degradados e promover a educação ambiental.

O Viveiro do Lago Norte foi criado com o propósito de recuperar nascentes, reflorestar áreas verdes, restaurar ecossistemas degradados e promover educação ambiental. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Especialmente para as crianças, haverá oficinas de confecção de pipas com material reciclado, de desenho e de papel machê.

Para Marcos Woortmann, administrador regional do Lago Norte, o evento é sobretudo uma forma para que mais pessoas conheçam o trabalho do viveiro e, aquelas que já participam, possam se encontrar.

“São pessoas muito engajadas, muito atuantes. Quando elas entendem que não estão sozinhas, redes se formam, e o movimento floresce”, acredita.

A programação inclui:

  • Exposição fotográfica das nascentes e dos plantios feitos na região
  • Exposição de artesanato
  • Aula de alongamento
  • Feira de troca de sementes e mudas
  • Exposição das atividades dos escoteiros
  • Confecção de iscas para abelhas sem ferrão
  • Oficina de reprodução de bambu
  • Praça de alimentação

Comunidade participará do Virada do Cerrado

Com o aniversário do viveiro, a comunidade também participará da Virada do Cerrado, que neste ano tem como tema central a coleta seletiva e a gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal. Por isso, atividades socioambientais e educativas serão feitas durante o evento.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, a iniciativa ocorre em 29 e 30 de junho, em várias regiões administrativas, e encerram as atividades da campanha Junho Verde, criado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

A Virada do Cerrado é um programa colaborativo promovido pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com instituições e administrações espalhadas pelo DF.

Em três anos, viveiro distribuiu mais de 120 mil mudas gratuitamente

O Viveiro do Lago Norte foi criado com o propósito de recuperar nascentes, reflorestar áreas verdes, restaurar ecossistemas degradados e promover educação ambiental. Ele ainda visa atender a demandas de plantio de espécies do Cerrado nos parques do DF.

[Numeralha titulo_grande=”60 mil” texto=”Número de mudas produzidas por ano pelo viveiro” esquerda_direita_centro=”direita”]

No local, são produzidas aproximadamente 60 mil mudas por ano para doação e plantios de reflorestamento em uma área de 639 metros quadrados, cedida pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

Desde 3 de julho de 2015, já foram distribuídas gratuitamente cerca de 123 mil mudas de árvores e plantadas outras 17 mil em matas ciliares, nascentes e cabeceiras, por meio de mutirões com a comunidade, em apoio a projetos de reflorestamento e em hortas urbanas.