Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
13/11/2018 às 14:45, atualizado em 13/11/2018 às 17:54
Buraco na via na segunda (12) foi causado por infiltração, e não havia risco de desabamento, segundo a Novacap. A pista permaneceu bloqueada até o fim da intervenção
Texto atualizado às 17h52. Inicialmente, a previsão era que os reparos terminassem na manhã desta quarta-feira (14).
Os reparos no viaduto do Eixo W, no fim da Asa Sul no sentido aeroporto, foram concluídos nesta tarde (13) e a pista, liberada. Após análise, técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) constataram que não havia risco de desabamento.
Reparos no viaduto do Eixo W, no fim da Asa Sul no sentido aeroporto, já foram concluídos e a pista, liberada. Após análise, técnicos da Novacap constataram que não havia risco de desabamento. Foto: Tony Winston/Agência Brasília
O buraco na via foi causado na segunda (12) por infiltração no encontro da estrutura com o solo, área chamada de encabeçamento do viaduto.
O deslizamento de terra por baixo do pavimento provocou a abertura do asfalto.
A companhia iniciou os reparos na manhã desta terça-feira (13). O trabalho consistiu em fazer toda a abertura na transição do pavimento com o barranco, colocar blocos de pedra e asfaltar o local. O trecho, próximo à 116 Sul, foi interditado na noite de segunda (12).
O presidente da Novacap, Júlio Menegotto, explicou que a recomposição da área é suficiente para dar segurança aos motoristas e liberar o acesso. Ele relatou que há um monitoramento das vias do DF, especialmente no período chuvoso.
[Olho texto=””Nas primeiras chuvas, o asfalto trincado, com a presença da água e do atrito do pneu, acaba soltando as placas e abrindo buracos. Nessa época, aceleramos a operação tapa-buraco”” assinatura=”Júlio Menegotto, presidente da Novacap” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
“Nas primeiras chuvas, o asfalto trincado, com a presença da água e do atrito do pneu, acaba soltando as placas e abrindo buracos. Nessa época, temos uma quantidade considerável de buracos que se abrem, mas aceleramos a operação tapa-buraco”, afirmou Menegotto.
Nos reparos, foram utilizados uma escavadeira hidráulica, uma pá mecânica e um rolo compressor, além de cinco caminhões de transporte e efetivo de 15 funcionários.
Enquanto durou a interdição do viaduto, o condutor que seguia na direção do Aeroporto de Brasília pelo Eixinho W contou com a opção de fazer a tesourinha na altura da Entrequadra 115/116 Sul e acessar o Eixão Sul ou a quadra comercial.
Caso seguisse na pista, o motorista era direcionado ao Setor Policial Sul. A sinalização e o monitoramento da região são feitos pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF).
A Novacap mantém mais de 30 equipes para operações tapa-buracos no DF diariamente. Elas são responsáveis pela manutenção de mais de 6 mil quilômetros de vias, que passam por constante avaliação das necessidades de reparos e de qualidade do asfalto.
Edição: Amanda Martimon e Raquel Flores