14/11/2018 às 10:07, atualizado em 14/11/2018 às 10:21

Teatro Nacional abriga exposição de grafites até 25 de novembro

Mostra apresenta no foyer da Sala Villa-Lobos mais de 70 obras de participantes de encontro sobre esse tipo de arte urbana

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Cultura

Mais de 70 obras de grafiteiros podem ser vistas no foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro até 25 de novembro.

Mais de 70 obras de grafiteiros podem ser vistas no foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro até 25 de novembro.

Mais de 70 obras de grafiteiros podem ser vistas no foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro até 25 de novembro. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Os trabalhos da exposição Cidade Graffiti são de participantes do Encontro de Graffiti do Distrito Federal de 2018, que reuniu artistas locais e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride), em 15 e 16 de setembro.

A edição deste ano foi marcada por debates sobre a valorização da atividade, a criação do Comitê Permanente do Grafite e uma ação no Sol Nascente, em Ceilândia.

Nos dois dias, um grupo de grafiteiros pintou muros da região para mostrar os diversos estilos de intervenção urbana e, assim, revitalizar a cidade e interagir com a comunidade.

De 26 de novembro a 14 de dezembro, a mostra ficará itinerante por alguns pontos do DF.

Em Brasília, para valorizar o segmento, o governo instituiu a Política de Valorização do Grafite, por meio do Decreto nº 39.174, de 3 de julho de 2018.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Um dos elementos do hip-hop e parte dessa cultura e desse movimento artístico e cultural, o grafite é exposto em museus e galerias de todo o mundo.

Eleição de representantes da sociedade civil para o Comitê Permanente do Grafite

Na segunda-feira (12), sete representantes da sociedade civil foram eleitos por 68 votantes para compor o Comitê Permanente do Grafite do DF. Trata-se de um órgão colegiado, deliberativo, consultivo e fiscalizador, vinculado ao Conselho de Cultura do Distrito Federal.

Os grafiteiros eleitos foram:

  • André “Oneal”
  • Carlos “Astro”
  • Ítalo “Presi”
  • Paulo “Corujito”
  • Pedro “Mog”
  • Ramon “Phanton”
  • Thamiris “Flora”

E os suplentes:

  • Alain Oliveira da Silva
  • Lucas Ferreira Coelho
  • Mayron Martins Ricarte

 

Exposição Cidade Grafitti

Até 25 de novembro (domingo)

Das 9 às 18 horas

No foyer da Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro (Setor Cultural Norte, próximo à Rodoviária do Plano Piloto)

Visitação gratuita

Edição: Raquel Flores