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31/12/2018 às 12:42, atualizado em 15/01/2019 às 10:08
Benefício permitiu, por exemplo, que passageiros do transporte público reduzissem tempo de deslocamento de casa para o trabalho, como a auxiliar de recursos humanos Cristina Amorim
A auxiliar de recursos humanos Cristina Amorim conseguiu reduzir o tempo de deslocamento de casa, na M Norte, para o trabalho, na Asa Sul, com o Bilhete Único, lançado pelo governo de Brasília em setembro de 2017.
“Não tenho mais que esperar o ônibus específico até o meu destino. Posso pegar mais de um e consigo agilizar minha viagem fazendo escalas”, explica a usuária do programa há seis meses.
O Bilhete Único é usado por 1.462.832 passageiros do transporte público. Com a integração proporcionada pelo sistema, é possível fazer até três embarques dentro do período de três horas pagando apenas a tarifa de R$ 5 por todo o trajeto.
O instrutor de autoescola Maycon Luiz Sobrinho reduziu 30% do orçamento destinado ao pagamento de passagens. Para ele, a economia é o grande ganho. “Geralmente tenho que sair para resolver coisas rápidas. Muitas vezes gasto somente R$ 5 para fazer tudo”, conta.
[Olho texto=”A integração proporcionada pelo Bilhete Único possibilita fazer até três embarques dentro do período de três horas com a tarifa de R$ 5 por todo o trajeto” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
O bilhete permite que o cidadão utilize o ônibus, o metrô e faça a integração no sistema de transporte público coletivo de Brasília. São sete tipos diferentes de cartões, além do +Turista, que ainda não foi lançado.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) faz ajustes constantes na operação para trazer mais agilidade nas viagens, o que garantiu o aumento da procura por ônibus e metrôs.
Uma das medidas foi a instalação de 33 postos para recarga nas estações de metrô, nos postos do DFTrans, nos terminais do BRT e pela internet.
Outra ação foi a integração nos horários de pico, que oferece mais opções ao passageiro.
Além disso, para contribuir com a segurança, o conforto, a economia e a comodidade da população no sistema de transporte, houve:
Obrigatória em todos os ônibus desde maio deste ano, a biometria facial é uma ferramenta que está dentro do processo de utilização do Bilhete Único para evitar fraudes.
Desde a implementação, o governo de Brasília suspendeu 25.489 cartões de gratuidades.
A medida resulta em economia de mais de R$ 100 milhões por ano para o sistema. “O objetivo é dar a gratuidade a quem realmente precisa”, enfatiza o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.
Valores das tarifas de ônibus no DF | |
linhas circulares | R$ 2,25 |
linhas de curta distância | R$ 3,50 |
linhas de longa distância | R$ 5 |
Com o Bilhete Único, a cobrança é feita da seguinte forma para quem pegar:
O Bilhete Único faz parte do Circula Brasília, lançado em maio de 2016.
O primeiro programa de mobilidade do Distrito Federal, que prioriza o transporte coletivo e não motorizado, engloba mais de 80 ações de curto, médio e longo prazos.
Circulam no DF 2.816 ônibus — 213 articulados, 52 do tipo padron (aqueles que, além das portas dianteira e traseira, têm uma central), 2.166 alongados e 385 miniônibus/micro-ônibus.
O sistema de transporte coletivo público de Brasília está estruturado com 833 linhas, divididas em linhas:
São 41,7 mil viagens programadas: 21.286 em dias úteis, 12.486 aos sábados e 7.928 aos domingos.
Existem 500 bicicletas distribuídas em 51 estações no Plano Piloto. Nos últimos quatro anos, foram feitas mais de 1 milhão de viagens. São 78 mil cadastrados para utilizar o sistema.
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Para favorecer a ciclomobilidade, estão em construção cerca de 60 km de ciclovias:
Segundo o secretário de Mobilidade, existem ainda mais de 105 km de projeto pronto.
Outra medida urgente foi a regulamentação do transporte individual privado de passageiros por meio de aplicativos. A lei, sancionada em agosto de 2016 e regulamentada em junho 2017, fez com que Brasília fosse a primeira cidade a criar a legislação e a segunda a regulamentar essa modalidade.
Por fim, desde agosto de 2018 está disponível o serviço de táxi adaptado. Foram 200 novas autorizações que beneficiaram mais de 150 mil pessoas com deficiência. Os veículos têm rampa de acesso dobrável ou elevador e atendem 24 horas, inclusive fins de semana e feriados.
Edição: Marcela Rocha