15/03/2019 às 22:01

Governador avança com projetos para o DF em Portugal

Reuniões com empresários das áreas de cultura e infraestrutura impulsionam planos para a capital

Por Agência Brasília

A visita do governador Ibaneis Rocha a Portugal foi notícia na TV Record Internacional, em Lisboa/Foto: Divulgação

Durante estada em Portugal, o governador Ibaneis Rocha se reuniu com empresários do setor de cultura e construtores para tratar de projetos de interesse de Brasília. Ele se encontrou com Omar Marzagão e Raphael Callou, diretores do Latin Cities Cultures Forum e do Escritório da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) no Brasil, respectivamente.

O Latin Cities Cultures Forum é o braço regional do World Cities Culture Forum (WCCF), organização que compartilha pesquisas e inteligência com líderes de 32 cidades-chave para embasar políticas e explorar o papel vital da cultura para grandes centros urbanos. Presidido pelo prefeito de Londres, Sadiq Khan, é a maior rede internacional colaborativa de cidades que compartilham da importância da cultura para aliar prosperidade e sustentabilidade.

No encontro ficou decidido que o Distrito Federal passará a fazer parte do fórum. “Vamos iniciar com a implementação, o mais breve possível, do projeto ‘usina criativa’, onde iremos capacitar jovens em todos as regiões do DF na área da economia criativa”, disse Ibaneis.

O governador também tratou da oficina de cultura no Espaço Renato Russo, com previsão de expansão para as cidades do DF. De acordo com o governador, é um projeto de fomento à produção cultural, que a Secretaria de Cultura do DF já trabalha nele e está avançado.

Aos empresários de construtoras e investidores, Ibaneis apresentou projetos de interesse do governo do DF. De acordo com o governador, foram conversas produtivas. “Notei que há interesse pelo Brasil, mas precisamos estreitar as relações”, comentou.

Visita de comitiva do GDF é notícia

A visita do governador Ibaneis Rocha a Portugal foi notícia na TV Record Internacional, em Lisboa. A reportagem acompanhou a agenda da comitiva do GDF durante visita a Lisboa e, em uma matéria de cinco minutos, mostrou os compromissos dos dois dias de viagem do governador. A reportagem foi ao ar no jornal Fala, Portugal e o vídeo também foi postado no Facebook da emissora.

Os profissionais de imprensa de Portugal e de Brasília acompanharam a assinatura do acordo de stopover firmado com a TAP, no escritório de Antonoaldo Neves, presidente da companhia aérea portuguesa. A parceria tem por objetivo oferecer vantagens para os turistas conhecerem um pouco mais da capital. Eles poderão ficar na cidade até cinco dias, sem acréscimo no valor da passagem.

Após a visita à sede da TAP, a comitiva do GDF seguiu para a 31ª Bolsa de Turismo de Lisboa, uma feira voltada ao trade turístico, com produtos e tendências do mercado. O governador visitou o estande da Embratur e lá deixou material de promoção de Brasília.

“Nós temos que ter a consciência de que é preciso olhar para o futuro. E esse talvez seja o grande futuro do Distrito Federal, o investimento no turismo, no empreendedorismo limpo. Tenho certeza que teremos um impacto na economia muito forte com o stopover”, comemorou o governador.

Confira a matéria