15/03/2019 às 16:37, atualizado em 15/03/2019 às 16:58

Hospital Materno Infantil em obras

Obras de revitalização ficam prontas até a primeira quinzena de maio. Com a chegada de um novo mamógrafo digital, a unidade deve retomar exames preventivos

Por Agência Brasília

As mães que frequentam o Hospital Materno Infantil (Hmib) já estão percebendo mudanças no local. Desde janeiro, quando foi instituído o SOS DF Saúde, a unidade passa por reformas. Até agora, já foram concluídas duas das seis etapas da obra de revitalização dos espaços. O corredor principal e o Pronto Socorro da Pediatria ganharam piso e pintura novos. Nesta semana, a empreitada avançou para a troca de todo o piso do corredor da Policlínica, que deve ficar pronto em 15 dias.

“Serão investidos cerca de R$ 1 milhão em todo o hospital. Nossa previsão é entregar tudo reformado na primeira quinzena de maio”, avalia a diretora administrativa do HMIB, Gláucia Silveira.  Nos corredores da unidade, mais de 200 pacientes circulam diariamente. Além deles, a unidade acolhe mais de dois mil servidores, entre médicos, enfermeiros, residentes e auxiliares de limpeza e segurança.

As próximas etapas da obra consistem na troca do piso, pintura de parede e teto de mais três unidades: Enfermaria de Alto Risco; Ambulatórios e Enfermaria Pediátrica.

Novo mamógrafo

Para ajudar no trabalho de prevenção da saúde da mulher, o Hmib recebeu nesta semana um novo mamógrafo digital. “É um dos mais modernos de todo o DF. A equipe da radiologia está encantada. Devem iniciar o treinamento na semana que vem”, avaliou a diretora de Atenção à Saúde, Jolister Maia.

Na unidade, o antigo aparelho de mamografia fazia até 15 exames por turno. A capacidade do atual é de pelo menos o dobro. “Essa máquina é igual à do Hospital de Base, nenhuma clínica particular tem esse modelo. Ele pode monitorar todo o procedimento para a biopsia em casos mais complicados”, explica Maia.