21/04/2019 às 15:29, atualizado em 21/04/2019 às 18:12

Governador Ibaneis Rocha embarca para Fórum Jurídico de Lisboa

O chefe do Executivo do Distrito Federal foi convidado para tratar de temas de segurança pública e relações institucionais

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha embarca neste domingo (21) para Portugal, onde participará do VII Fórum Jurídico de Lisboa até a próxima quarta-feira (24). O chefe do Executivo do Distrito Federal foi convidado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadoras do evento, para discutir questões de Segurança Pública e Relações Institucionais entre Poderes.

O seminário anual debate atualidades a partir do diálogo entre os sistemas jurídicos português e brasileiro. Este ano, a sétima edição abordará o tema Justiça e Segurança, com debates sobre políticas públicas, governança 4.0, controle de constitucionalidade, inteligência artificial. O fórum conta com a participação de especialistas e autoridades brasileiros e europeus na intenção de contribuir com desenvolvimento de projetos internacionais.

Ao lado do governador do Ceará, Camilo Santana, e do ex-ministro da Segurança, Raul Jungmann, Ibaneis Rocha palestrará no primeiro painel do evento, sobre Segurança Pública, moderado por Leandro Daiello, ex-diretor-geral da Polícia Federal no Brasil e Coordenador de Segurança e Inteligência da FGV Projetos. Depois, o governador do DF voltará como orador para o painel de encerramento sobre Relações Institucionais entre Poderes.

Os três dias de evento ainda terão participação de Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal, Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, Sérgio Moro, ministro da Justiça, João Otávio Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Encontro Piauí – Portugal
Em terras lusitanas, o governador Ibaneis Rocha também participará da abertura do 1º Encontro Piauí-Portugal na manhã de terça-feira (23). O evento tem o objetivo de gerar negócios e investimentos internacionais entre os dois locais, além de tratar sobre exportação e importação de produtos entre as duas nacionalidades.

Brasiliense de raízes nordestinas, governador do DF, Ibaneis Rocha, nasceu na capital, mas passou a infância no interior do Piauí, onde tem família em Corrente, no sul do estado.