03/05/2019 às 19:02

GDF avança com obras em Vicente Pires

Com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, serviços de drenagem tiveram evolução maior no período de chuvas

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal continua trabalhando nas obras de drenagem e pavimentação em Vicente Pires. As construções avançaram nos quatro primeiros meses do ano mesmo com as fortes chuvas que atingem a capital. Segundo a pasta, 412 homens trabalham em 8 dos 11 lotes que estão com obras em andamento. Esse trabalho é auxiliado por 201 máquinas.

Por conta das chuvas, as obras de drenagem avançaram mais do que as de pavimentação. As mudanças na infraestrutura da região também contam com trabalhos da Companhia Energética de Brasília (CEB) e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A CEB tem feito a remoção de postes que interferem na execução das vias e da pavimentação, enquanto a Caesb é responsável por rebaixar a rede e deslocar as válvulas de redução de pressão e dos hidrantes.

A Secretaria de Obras também é responsável pela fiscalização dos reparos. Atualmente, cinco engenheiros realizam as vistorias in loco e outros sete acompanham dentro da secretaria. Os recursos para o financiamento das obras está garantido via acordo com a Caixa Econômica Federal. Hoje, três lotes estão com os reparos suspensos por desistências e rescisões contratuais das empresas vencedoras das licitações. É o caso dos lotes 2, 8 e 11. Nas demais, o trabalho não para.

Investimento

Segundo a Secretaria de Obras, somente nos quatro primeiros meses do ano, o GDF investiu aproximadamente R$ 20 milhões em obras de drenagem naquela cidade. Os recursos ultrapassam o investido durante todo o ano de 2016 e mais da metade do aplicado em 2017.

A chuva que caiu nos últimos dias não impediu o avanço dos serviços de drenagem e pavimentação. A pasta apresentou evolução em sete dos onze lotes que dividem a Vicente Pires, com destaques para os de número 9 e 10, localizados próximo da Estrutural e do Pistão Norte, em Taguatinga.

Confira o andamento das obras nos 11 lotes que formam Vicente Pires:

Lote 1: prosseguimento na obra de pavimentação da via atrás do Taguaparque

Lote 2: contrato foi rescindindo com a empresa responsável. Foi chamada a segunda colocada da licitação.

Lote 3: resta apenas 20% para sua conclusão

Lote 4: obras nas galerias pluviais em andamento

Lote 5: prosseguimento na drenagem feita na região próxima à Administração regional e nas ruas 4 e 4

Lote 6: início da supressão vegetal feita em paralelo com a obra

Lote 7: avançou drenagem na rua 3c, 3b,

Lote 8: Será feita reanálise do projeto para saber se há viabilidade em chamar a 2ª colocada no certame ou se há necessidade de uma nova licitação

Lote 9: avanços no tunnel liner (estrutura de construção de redes de escoamento de água)

Lote 10: avanços no tunnel liner (estrutura de construção de redes de escoamento de água)

Lote 11: aguarda conclusão das obras nas ruas 8 e 10 para ter início os serviços na rua 12, que está localizada nesse lote