10/05/2019 às 11:21, atualizado em 12/07/2019 às 16:00

SLU lança Operação Remoção de Lixo Verde

Ação, iniciada na quarta-feira (8), investe na meta de conscientizar a população sobre o descarte irregular

Por Agência Brasília *

Os garis trabalham intensamente recolhendo resíduos e entulhos que, se acumulados, podem atrair insetos e roedores /Foto: Divulgação/SLU

Galhadas e entulho são o alvo da Operação Remoção de Lixo Verde, empreendida pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) nas Asas Sul e Norte. A ação, que começou na última quarta-feira (8), se estenderá até sábado (11). O objetivo é manter a cidade limpa, evitando o descarte irregular em áreas públicas, bem como infestações de insetos e roedores.

Participam da operação 102 garis, três em cada um dos 34 caminhões utilizados. Na quarta-feira, a remoção manual foi realizada na Asa Sul, contemplando as quadras 100 a 400, a 700 e as vias L2, L4, eixos W e L, W2, W3 e W4. Na quinta-feira (9), a ação ocorreu da mesma forma, nas respectivas quadras da Asa Norte. O saldo da operação nesses dois dias é de 98 viagens e 91 toneladas recolhidas.

[Numeralha titulo_grande=”91 toneladas” texto=”Total de resíduos recolhidos nos dois primeiros dias da operação” esquerda_direita_centro=”direita”]

O trabalho serve como um alerta à comunidade para o descarte correto de podas. Os dez papa-entulhos em operação recebem gratuitamente esses resíduos. Na Asa Sul há uma unidade em funcionamento, localizada no Núcleo de Limpeza de Brasília, na Avenida das Nações (L4 Sul), ao lado da estação de tratamento de esgoto Brasília Sul.

A Novacap faz a coleta de todo o lixo verde produzido em decorrência dos serviços de podas prestados pela companhia. Já as coletas realizadas pelos condomínios residenciais e moradores são de responsabilidade desses geradores, que devem contratar um serviço de transporte particular, cadastrado no SLU, para a destinação final na Unidade de Recebimento de Entulho (URE).

* Com informações do SLU