18/05/2019 às 14:26, atualizado em 19/05/2019 às 08:20

Feira Central de Ceilândia ganha WI-FI Social

Ação vai beneficiar acesso de graça à internet a quase 500 comerciantes locais e a todos os usuários do espaço

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha, por meio da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, tem mantido a promessa de transformar o Distrito Federal na capital da tecnologia e conectividade, ao lançar, hoje (18), em Ceilândia, mais um ponto do WI-FI Social.

O encontro foi na feira central da cidade, local de grande fluxo de pessoas da região. Esse foi mais um sinal inaugurado no Distrito Federal. No último final de semana o WI-FI Social conectou-se aos cidadãos de Vicente Pires.

“Não temos medidos esforços para melhorar a vida de Taguatinga, de Ceilândia, de toda essa região, não nos falta força, fé, foco e determinação e vamos entregar uma cidade cada dia melhor para vocês, seja nas pequenas ações como essa, seja nas grandes obras de infraestrutura. Muito obrigado ao povo de Ceilândia e a toda essa população que amo do fundo do meu coração”, disse o governador, que aproveitou a ocasião para lançar mais uma ação de sua gestão. “Vai entrar em curso em breve o programa de reforma de todas as feiras do Distrito Federal, ao final de nosso mandato, nós teremos todas as feiras do DF reformadas e esse que é o lugar da população, a praia do brasiliense, vai ser valorizado e respeitado”, antecipou.

Uma ação da Secretaria, o WI-FI Social ficou em fase de teste por um mês na feira, agora funcionando definitivamente no espaço. O objetivo da iniciativa, segundo o secretário Gilvan Máximo, é conectar todo o DF, facilitando o acesso da população às informações.

Para tanto, o órgão lançou edital para fornecimento de internet gratuita por meio de sinal WI-FI em mais de 100 pontos do DF. A intenção é que o sinal chegue em locais de grandes concentrações de pessoas como hospitais, as Unidades de Pronto Atendimento (Upas), os terminais rodoviários, feiras e estações de metrô.

“É muita alegria poder estar aqui e, por determinação do governador, colocar o WI-FI Social em Ceilândia, fazendo do DF um lugar todo inteligente, vamos conectar os cidadãos às novas tecnologias, é WI-FI de graça para todos”, destacou Máximo.

“Hoje é um dia importante para a feira de Ceilândia porque, de fato, ela entra agora, na era da tecnologia. É mais um benefício que vai estar atender nossos quase 500 comerciantes e todos os usuários que frequentam esse espaço. Governador, o senhor pode contar com todas as feiras do Distrito Federal”, agradeceu o presidente do espaço, Jonathan Araújo.

Facilitando a acessibilidade e informação à população do DF, o projeto terá custo zero para o GDF. Isso porque empresas credenciadas são responsáveis pela conexão e manutenção dos pontos, recebendo em troca a oportunidade de explorar serviços publicitários para os usuários tanto no navegador, quanto nas placas, postes e estandes de identificação desse programa que tem recebido nota 10 da população. “Excelente essa ação do governo porque internet hoje em dia é caríssimo, vai facilitar o dia a dia das pessoas, sempre em busca de informação rápida”, elogiou o pernambucano, Mauro Pinto, há 14 anos morador de Ceilândia.

Para se conectar ao WI-FI Social do GDF, é preciso fazer um cadastro com nome, e-mail, número de celular e CPF ou acessar por meio do login de plataformas de redes sociais. O serviço é gratuito e garante o direito à privacidade, à neutralidade da rede e à proteção de dados pessoais. O tempo todo, a qualidade do sinal será monitorada pelo governo, tendo como termômetro a satisfação dos usuários. Empresas com desempenho negativo na ação serão descredenciadas. A expectativa é que o próximo lançamento do WI-FI Social aconteça na Rodoviária do Plano Piloto.

“Muito obrigado ao povo de Ceilândia, amo do fundo do meu coração essa população”, despediu Ibaneis, ao deixar o local, bastante assediado por populares, que faziam questão de tirar fotos e abraçar o governante.