31/05/2019 às 15:14, atualizado em 31/05/2019 às 17:11

GDF retoma obras de revitalização da Avenida T1, que liga o Sol Nascente à Hélio Prates

Durante as obras trânsito será desviado para a construção de rotatória

Por *Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) retoma, nesta segunda-feira (3), as obras de revitalização da Avenida T1, via de ligação do Sol Nascente com a Avenida Hélio Prates. Estratégica para a mobilidade urbana do Distrito Federal, a obra era uma demanda antiga da população devido ao alto número de veículos que circulam pela região.

Atualmente, cerca de 80% do total da obra foram executados. Os serviços começaram em julho de 2016 sendo interrompidos, posteriormente, para a realização de adequações ao projeto por conta da interferência com redes de abastecimento e distribuição de água, além da revisão do traçado das rotatórias. A previsão é de que a obra seja finalizada no final deste ano. O investimento é de R$ 4,7 milhões.

Durante as obras, os veículos que trafegarem no sentido Ceilândia/Sol Nascente terão que passar por desvio situado atrás da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) interligando a QNM à P1 Norte. Os que trafegarem no sentido Taguatinga, por sua vez, devem utilizar alça construída na própria Hélio Prates. Essa interdição é necessária para a construção da rotatória.

ENTENDA A OBRA – Com uma extensão de 0,92 km, a Avenida T1 faz parte do projeto do Corredor Eixo Oeste, que tem um total de 38,7 km de extensão, e ligará a Ceilândia (Sol Nascente) ao Plano Piloto (Eixo-Monumental e Estação Asa Sul), passando por Taguatinga.

Após as intervenções, o novo trecho contará com duas pistas de rolamento, cada uma com duas faixas em cada sentido de trânsito. A via ainda contará com canteiro central com ciclovia e faixas exclusivas para o transporte coletivo. A implantação desta via proporcionará sensível melhora no tráfego da região.

As obras incluem pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e sinalização do corredor Eixo Oeste. A Caixa é o agente financiador por meio de recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Mobilidade Grandes Cidades).

*Com informações da Secretaria de Obras