03/06/2019 às 15:37, atualizado em 04/06/2019 às 13:20

GDF assina acordo para capacitação de mulheres

Secretária Ericka Filippelli representou o governo, em São Paulo, no contrato de parceria com a Rede Mulher Empreendedora

Por Agência Brasília*

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal assinou o acordo de parceria entre a Rede Mulher Empreendedora (RME) e o Governo do Distrito Federal (GDF). “É uma demanda urgente – a busca por emprego – e a RME oferece o que há de melhor no Brasil no que diz respeito à pauta do empreendedorismo feminino”, comentou a secretária Ericka Filippelli. 

A ação foi possível porque, em 8 de março deste ano, o governador Ibaneis Rocha instituiu, por meio do Decreto nº 39.705, a Rede Sou Mais Mulher, uma articulação entre organizações públicas e privadas e que promove ações voltadas para a promoção de igualdade entre mulheres e homens, o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres. A finalidade da rede é estimular ações que promovam a igualdade entre mulheres e homens, de modo a proporcionar a dignidade e a autonomia da mulher, além de contribuir para o desenvolvimento econômico do Distrito Federal.

A adesão da RME é relevante para o GDF e para a Secretaria da Mulher pelo que a instituição representa. A Rede Mulher Empreendedora é a primeira e maior plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil, com o propósito de apoiar empreendedoras economicamente, garantindo independência financeira de decisão sobre seus negócios e suas vidas. A parceria tem potencial na vida das mulheres do DF e o começo se dará por meio do Curso Ela Pode, que é uma iniciativa do Instituto RME com o apoio do Google.

[Olho texto=”As capacitações no Distrito Federal serão realizadas no Espaço Empreende Mais Mulher, na Agência do Trabalhador, em Taguatinga. Elas serão oferecidas gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e deverão ser abordados temas para os desafios mais comuns na área do empreendedorismo e empregabilidade, tais como: comunicação, liderança, negociação, finanças, networking, marca pessoal e ferramentas digitais.” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Exemplos
Ana Fontes, presidente da RME, disse que é  importante expandir o programa Ela Pode. “Ter o Distrito Federal junto com a gente, por intermédio da Secretaria da Mulher, levando o empoderamento de mulheres empreendedoras e garantindo a independência financeira, é extremamente relevante”. Ana Fontes foi finalista do programa Women Change Makers da Womanity e do Prêmio Claudia, além de ter recebido outros ligados ao empreendedorismo feminino.

A Rede Mulher Empreendedora alcança 500 mil mulheres em todo o Brasil e será implementada no DF ainda neste semestre. “O governador Ibaneis Rocha tem orientado os seus secretários a buscarem os melhores exemplos de políticas públicas e parcerias para implementarmos no Distrito Federal. A partir de hoje a Rede Mulher Empreendedora, que é uma referência internacional, trabalhará junto à Secretaria da Mulher auxiliando na capacitação de mulheres em vulnerabilidade socioeconômica”, analisa a secretária Ericka Filippelli.

*Com informações da Secretaria da Mulher