07/06/2019 às 13:01, atualizado em 12/07/2019 às 15:41

Região de Saúde Norte zera a fila de espera da radiologia ambulatorial

Chegada de cinco novos técnicos ajudou a otimizar o atendimento, aumentando a oferta

Por Agência Brasília *

Com a chegada dos novos técnicos, a oferta de vagas subiu, beneficiando centenas de pacientes / Foto: Alline Martins/Secretaria de Saúde

A Região de Saúde Norte conseguiu zerar a demanda reprimida da radiologia ambulatorial – havia 3 mil pacientes aguardando para fazer o exame. A sensível melhoria no atendimento foi possível graças à chegada de cinco novos técnicos de radiologia ao Hospital Regional de Sobradinho (HRS).

Há um ano, a unidade não oferecia vagas, e os pacientes eram encaminhados ao Hospital Regional de Planaltina (HRP) e ao Hospital de Apoio. “A gente tinha uma oferta de 130 vagas para o exame, por mês. Com a chegada da força de trabalho, subimos para uma oferta entre 250 e 300 vagas”, comemora o gerente de regulação da Região de Saúde Norte, José Luís Braga de Faria. Segundo ele, cerca de 20 novas solicitações entram diariamente no sistema.

O tempo de espera para fazer o exame também vai diminuir. Antes, dependendo da classificação de risco, pacientes tinha de aguardar de dois a cinco meses. “Agora, com mais profissionais, o tempo máximo de espera para a realização do exame é de até seis dias”, informa José Luís.

 “Além de uma grande conquista, com o esforço de uma equipe dedicada, aumentamos a oferta de exames, tendo uma resposta mais efetiva, proporcionando uma melhor assistência, com pacientes tendo seu diagnóstico mais rápido, retornando para a consulta já com os exames solicitados em tempo oportuno, com início rápido do tratamento”, destaca o superintendente da Região de Saúde Norte, Ricardo Tavares Mendes.

Mendes atenta ao fato de que toda doença tratada no início, com diagnóstico precoce, tem uma resposta mais efetiva e com grande possibilidade de cura, principalmente nos casos de câncer. “Daí a grande importância dos exames realizados, como a mamografia”, ilustra.

Alline Martins, da Agência Saúde

Foto: Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde

* Com informações da Secretaria de Saúde