11/07/2019 às 08:00, atualizado em 12/07/2019 às 13:02

Como são produzidos os ícones de endereçamento de Brasília

Agência Brasília acompanha linha de produção das placas no DER/DF. Elas foram criadas em um projeto que até virou obra do acervo permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Produção de placas de endereçamento e orientação é atribuição do DER/DF desde 2017. Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

 

Junta bandejas e pé. Solda. Pinta. Espera secar. Escolhe a cor. Adesiva. Define as informações. Manda letras para a máquina de plotagem. Recorta. Cola. E eis que, voilá!, nasce uma placa de endereçamento de Brasília.

Assista ao vídeo produzido pela Agência Brasília:

Verdes, marrons, azuis ou brancas, seja na horizontal ou em totens e prismas verticais, elas estão espalhadas às centenas pelo Quadradinho. Criadas em 1976 – em um projeto que até virou obra do acervo permanente do Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova York –, as placas ícones da capital orientam, enfeitam e se destacam por serem únicas do tipo no mundo.

Desde 2017, a produção de uma placa de endereçamento de Brasília está a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), órgão do Governo do DF. Toda a linha de montagem é manual em um trabalho de equipe que envolve apenas oito funcionários do Departamento de Sistema Viário no processo, que leva três dias para ser concluído.

O primeiro passo é montar e soldar as peças de aço pré-moldadas adquiridas pelo GDF. A variação das placas é grande, mas os formatos são basicamente dois: L, de local (que são os totens, com informações na vertical), e S, de sinalização (as indicativas, com posição horizontal). Neste último caso, usa-se uma base de sustentação e afixação no solo. O número de bandejas (que é cada linha do que é escrito) vai de S1, com uma linha de orientação, a S5, com cinco.

[Olho texto=”O pichador que destrói, escreve ou cola informações nas placas não tem noção do custo que isso é gerado para os cofres públicos, além de todo o trabalho que dá para recuperar ou fazer uma nova” assinatura=”Daniela Melo, Núcleo de Sinalização do DER/DF” esquerda_direita_centro=”centro”]

Após a solda das peças e do resfriamento das junções, a peça ganha formato. Em seguida é enviada para pintura cinza, cor padrão das bases. Só para a secagem são 24 horas, tempo necessário para a aplicação da película de vinil colorida. Enquanto isso, o setor de plotagem imprime as letras e um dos funcionários faz, com um estilete, o que chamam de “depilação” de letra por letra. Medida na régua a distância de cada uma delas, parte-se para a finalização com a colagem da informação.

Demandas

Em média, são produzidas 100 placas por mês, de acordo com a demanda e com a linha de produção compartilhada com as placas de sinalização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Cada uma delas ao custo médio de R$ 840.

Acervo do Moma: placas da capital orientam, enfeitam e se destacam por serem únicas do tipo no mundo. Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O DER/DF também é responsável pela manutenção das placas danificadas em colisões ou vandalizadas com adesivos ou pichações. Quando isso acontece, a substituição se impõe. E, claro, a fatura vai para o bolso do contribuinte. O órgão ainda estuda a possibilidade de cobrar os danos causados por pichadores e condutores em acidentes de trânsito – como já é feito pela CEB em postes derrubados.

“O pichador que destrói, escreve ou cola informações nas placas não tem noção do custo que isso é gerado para os cofres públicos, além de todo o trabalho que dá para recuperar ou fazer uma nova”, comenta a técnica do Núcleo de Sinalização do DER/DF Daniela Melo, que fala com orgulho do trabalho que acompanha.

Cemitério de placas

O galpão de produção das placas funciona no Parque Rodoviário do DER/DF, próximo ao Colorado e à Torre de TV Digital. Coordenados pelo chefe do Núcleo de Sinalização do DER, Dorotil Rodrigues, o superintendente de Operações Murilo de Melo e a técnica Daniela Melo cuidam da linha de montagem.

Por lá há também um cemitério de placas em que o material é estocado para reciclagem e reaproveitamento. A maior demanda de placas é no Plano Piloto de Brasília, mas os símbolos de direcionamento da cidade passam a ser cada vez mais vistos nas regiões administrativas.

“Além disso, fica fora do padrão e do que foi planejado e não fazemos”, explica Daniela.

A altura e o posicionamento das sinalizações são estrategicamente pensados para que quem esteja passando de carro leia e absorva com facilidade, mesmo em movimento, as informações expostas.

As placas de endereçamento de Brasília já foram feitas de cimento, mas por medidas de segurança foram substituídas por aço galvanizado – o que, além de evitar a corrosão pela permanente exposição ao tempo, protege condutores no caso de impactos em acidentais no trânsito.

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