25/07/2019 às 15:11

GDF entrega primeiro parque ecológico do Varjão

Unidade de conservação é a primeira de uso sustentável criada na região administrativa

Por Agência Brasília *

Parque ecológico tem ponto de encontro comunitário, parque infantil, coopervia, pista de skate e outras estruturas | Foto: Divulgação / Instituto Brasília Ambiental

Mais um parque da cidade recebe melhorias e será entregue pelo Governo do Distrito Federal. Trata-se da finalização da 1ª etapa de obras de implantação do Parque Ecológico Vila Varjão, prevista para o próximo sábado (27), às 10h. A unidade de conservação é a primeira de uso sustentável criada naquela região administrativa.

A solenidade de entrega contará com a participação de várias autoridades, entre elas o secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho; o presidente do Brasília Ambiental, Edson Duarte; e a administradora regional do Varjão, Nair Queiroz.

O parque é administrado pelo Brasília Ambiental e as obras foram custeadas com recursos de compensação ambiental. Entre as melhorias estão a implantação de ponto de encontro comunitário, parque infantil, coopervia, pista de skate, calçamento interno, pergolado de madeira e reforma da quadra poliesportiva, que era a única estrutura existente desde a criação do parque.

Também será realizado, como parte da programação da solenidade de entrega do parque à comunidade, um campeonato de skate que marcará a inauguração de um pista dedicada à prática desse esporte.

Parque Ecológico da Vila Varjão

A unidade foi criada pela Lei nº 1053, de 1996, com a função de conter o crescimento da região administrativa sobre áreas sensíveis de cerrado. O parque tem trechos brejosos e abriga o Ribeirão do Torto, que nasce no Parque Nacional de Brasília e é um dos principais cursos d’água que deságuam no braço norte do Lago Paranoá.

Serviço:

Entrega da 1ª etapa de obras de implantação do Parque Ecológico Vila Varjão

Data: 27/7/2019 (sábado)

Hora: 10 horas

Local: Quadra 10, conjunto A – Varjão

 

* Com informações do Instituto Brasília Ambiental