06/08/2019 às 15:55, atualizado em 07/08/2019 às 14:33

Semana do Pimentão movimenta o núcleo rural Taquara 

Plantação da hortaliça gera 120 empregos diretos na região. E movimento pelo menos R$ 8 milhões por ano. O evento tem programação bem diversificada

Por Agência Brasília *

 

Começa nesta quarta-feira (7), no núcleo rural Taquara, em Planaltina, a 21ª Semana do Pimentão do Distrito Federal. O pimentão é a quarta hortaliça mais cultivada no DF — atrás da alface, do tomate e da batata. Plantado em campo aberto e em estufas, o produto é um dos responsáveis pelo desenvolvimento econômico de várias comunidades rurais.

Segundo o gerente da Emater-DF no núcleo rural Taquara, Fabiano Carvalho, a cultura movimentou, só na região, em 2018, cerca de R$ 8 milhões. No local, são 70 agricultores trabalhando com o pimentão — 20 cultivando em estufa e 50 em campo aberto.

“São 120 empregos diretos, numa das principais atividades econômicas da comunidade”, explica. A empresa tem apoiado os agricultores no aperfeiçoamento do manejo de pragas, irrigação, cultivo protegido e adequação às boas práticas.

Programação diversificada

No primeiro dia da atividade, nesta quarta (7), a Emater-DF realiza a campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos. A programação inclui ainda palestras sobre cultivo protegido, microorganismos do solo, rastreabilidade em frutas e verduras — uma das exigências do mercado —, crédito rural e novas tecnologias na lavoura do pimentão. Uma cavalgada no domingo (11) encerra o evento, que já se tornou uma tradição na zona rural de Planaltina.

A 21ª Semana do Pimentão é realizada pela Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara) em um trabalho conjunto com o Sistema Público da Agricultura (Secretaria de Agricultura, Emater-DF e Ceasa-DF) e Secretaria de Cultura do DF, que destinou recursos para o evento.


Serviço

21ª Semana do Pimentão

Data: 7 a 11 de agosto (quarta a domingo)

Local: Núcleo Rural Taquara – acesso pelas rodovias DF-230 e DF-410, Planaltina-DF

Informações:

Emater-DF – Taquara: (61) 3483-5950

Emater-DF – Assessoria de Comunicação: (61) 3311-9401


* Com informações da Emater-DF