12/08/2019 às 18:00, atualizado em 12/08/2019 às 18:49

Saúde monta sala de vacinas no aeroporto de Brasília

Meta é imunizar cerca de 10 mil colaboradores do local, além de taxistas e motoristas de aplicativo

Por Agência Brasília *

A Secretaria de Saúde montou uma sala de vacinas dentro do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, para imunizar funcionários do local, além de taxistas e motoristas de aplicativo. A sala de vacinas funcionará até a próxima sexta-feira (16) e pretende imunizar cerca de 10 mil pessoas.

“A secretaria teve essa preocupação porque o aeroporto de Brasília é ponto de conexão de muitos voos, principalmente de São Paulo, onde há muitos casos de sarampo. Como os prestadores de serviço do aeroporto são nosso público, do DF, resolvemos fazer essa ação com eles, que são os primeiros a ter contato com os passageiros que chegam”, explica a chefe da Rede de Frio da Secretaria de Saúde, Tereza Luisa Souza.

Ela completa, ainda, que a pasta se programa para ações semelhantes na rodoviária interestadual e na rede hoteleira, mas ainda sem data definida.

Funcionário de uma das lojas do aeroporto, David Pereira Duarte, 20 anos, tomou a tríplice viral, que protege contra o sarampo, e também a dose contra o vírus influenza. “Aqui é um local aberto para todas as pessoas. É importante estar protegido, ainda mais com esse serviço no local de trabalho, onde estou todos os dias”, diz ele, que daqui a 30 dias terá de ir a uma unidade básica de saúde para tomar a segunda dose da tríplice.

Nesta segunda-feira (12), primeiro dia do serviço, 1,5 mil doses foram disponibilizadas. “As vacinas são trazidas diariamente, em caixas térmicas. Vamos sentir a demanda neste primeiro dia e, com isso, ir definindo a quantidade para os outros dias”, diz ela. Somente no período da manhã, 200 pessoas já tinham sido vacinadas.

Para o coordenador substituto da Anvisa Aeroporto, Geraldo Marques, a ação da Secretaria de Saúde é de extrema importância para evitar a doença. “Nosso trabalho é monitorar os viajantes com relação às doenças. Quando nos deparamos com um caso, por exemplo, de sarampo, já fazemos o rastreamento para evitar que a doença se espalhe. Fazer a imunização de quem tem este contato direto com passageiros é uma ótima estratégia”, observa.

O fiscal de pátio Alaindelon Sousa também aprovou a iniciativa. “As salas de vacina funcionam no meu horário de trabalho e se não fosse esse serviço, aqui, certeza eu não seria imunizado. Então, é muito importante o que eles estão fazendo aqui”, destaca.

Além de fazer as imunizações, a equipe da Saúde orienta as pessoas a atualizarem os cartões de vacina nas unidades básicas de saúde. “Aqui, só estamos aplicando influenza e tríplice viral. E somente em colaboradores do aeroporto. Por isso, é importante que tragam o crachá, além de documentos pessoais”, orienta Tereza.

A espaço da sala de vacina, além de todo o suporte para o atendimento, é uma parceria com a Inframérica. A Secretaria de Saúde conta, ainda, com apoio da Anvisa para realizar a ação.

* Com informações da Secretaria de Saúde