12/09/2019 às 11:50, atualizado em 11/09/2019 às 15:55

Relação entre cidade e arquitetura marca 2ª edição do Brasília encontra Portugal

Iniciativa da embaixada portuguesa com apoio do GDF, programa visa promover encontros entre públicos e criadores de diferentes áreas das culturas de Portugal e de Brasília

Por Agência Brasília *

A Embaixada de Portugal promove pela segunda vez o programa Brasília encontra Portugal. A partir das 19h desta quinta-feira (12), a representação do país no Brasil abrirá as portas e oferecerá uma série de atrações gratuitas e oficinas para brasilienses e turistas até o próximo sábado (confira a programação abaixo).

O programa visa promover encontros entre públicos e criadores de diferentes áreas das culturas portuguesa e brasiliense, com especial enfoque na arquitetura – área de excelência em Brasília, Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, e em Portugal, cujo legado arquitetônico de criatividade e vanguarda é referência internacional.

Brasília encontra Portugal é uma iniciativa da Embaixada de Portugal e Centro Cultural Português em Brasília, o “Camões”. A iniciativa tem apoio do Governo do Distrito Federal, por meio das secretarias de Turismo e de Relações Internacionais, e da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a mostra Cinema Urbana e o Limonada Project.

A programação, concebida em parceria com o GDF, proporcionará ao público o acesso a música, cinema, oficinas e conversas em torno da arquitetura, do cinema e da arte em Brasília e em Portugal.

Diversidade temática

A abertura desse programa pluridisciplinar será neste 12 de setembro, às 19h, com a participação do Embaixador de Portugal, Jorge Dias Cabral, da secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e do secretário de Relação Internacionais do DF, embaixador Pedro Luiz Rodrigues.  Na mesma noite haverá uma rodada de conversa com Danilo Barbosa, criador das famosas placas de sinalização de Brasília, e com Freitascruz, artista português que falará da instalação “Cidade Reinventada”.

Na ocasião, os convidados poderão aproveitar, na galeria da embaixada portuguesa, a exposição fotográfica Entender o Lugar, da fotógrafa e arquiteta Joana França. No dia 13, Joana orienta uma oficina de fotografia de arquitetura em torno do edifício da representação portuguesa. As inscrições para a atividade já estão encerradas.

No âmbito da arquitetura, serão ainda realizadas, em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília, duas visitas guiadas ao edifício da Embaixada, nos dias 13 e 14 de setembro (inscrições encerradas).

Intersecção

A relação da arquitetura com o cinema estará na seleção de filmes organizada pelo “Cinema Urbana – Mostra de Filmes de Arquitetura de Brasília”, iniciativa que aborda a cidade e a arquitetura por meio da prática cinematográfica na capital federal. Conhecida mundialmente pelo seu plano urbanístico e sua arquitetura, Brasília é cada vez mais retratada em obras artísticas dentro e fora do Brasil.

No âmbito do Brasília encontra Portugal serão exibidos cinco filmes produzidos nos dois países sobre cidade e arquitetura: no dia 13 de setembro serão apresentados “No caminho das pedras” (Marco Antônio Pereira, 82’, BR/PT, 2019), “Civitas” (André Sarmento, 12’, PT, 2018) e “O corpo e a cidade modernista” (Pedro Rodolpho Ramos Camargo, 39’, BR, 2017): e no dia 14, serão exibidos “Primeiro de Novembro” (Yuri Pirondi, 7’, PT, 2017) e “Tudo é Paisagem” (Duarte Natário, 57’ PT, 2018).

Os diretores portugueses Marco Antônio Pereira e André Sarmento estarão em Brasília para uma conversa com o público no dia 13 de setembro, às 18h30. Nela participam também a arquiteta Liz Sandoval, idealizadora e curadora da mostra, e o arquiteto Frederico de Holanda, professor emérito da UnB, representando o diretor de “O corpo e a cidade modernista”.

Pensando no público mais jovem, a Cinema Urbana propõe a exibição de filmes infantojuvenis, no sábado (14), a partir das 11h. E, ao início da tarde, a partir das 14h30, oficina de stop motion – as inscrições para essa atividade também já estão encerradas. Ainda para o público infantil, a professora e artista Nyedja Gennari preparou uma série de contos e fábulas para contar ao público, nos jardins da embaixada.

Também no sábado, às 17h, a música estará presente. Em uma parceria com o Clube do Choro de Brasília, o encerramento do programa contará com Reco do Bandolim & Grupo Choro Livre, em concerto de celebração da música popular.

A Embaixada de Portugal reservou o espaço exterior e o jardim para diferentes opções de food trucks e, em uma colaboração com artesãos do DF, proporcionará espaços de lazer que são um verdadeiro convite à representação diplomática. Além de encontro entre amigos, a interação no local abre oportunidade para novas perspectivas de encontros com Portugal.

Confira a programação e as demais informações sobre o Brasília encontra Portugal:

 

 

* Com informações da Secretaria de Relações Internacionais