01/10/2019 às 18:32, atualizado em 01/10/2019 às 18:36

Comunidade de Santa Maria vota gestão compartilhada no CED 416

Em caso de adesão ao modelo, esta terá sido a 10ª escola a fazer parte do programa, completando a meta do governador para 2019

Por Agência Brasília *

A comunidade escolar do Centro Educacional 416 de Santa Maria vai votar, nesta terça-feira (1º/10), a implementação da Gestão Compartilhada na unidade. Trata-se da 10ª escola selecionada para participar do projeto.

Com previsão de ser realizada das 19h às 20h30, uma assembleia preparatória convocada pelo conselho escolar visa difundir e debater o projeto e as mudanças dele decorrentes. A votação se dará das 20h30 às 23h, imediatamente seguida da apuração.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A unidade foi escolhida com base no Indicador de Vulnerabilidade Escolar (IVE), que abrange dados de vulnerabilidade social, índices de criminalidade, de desenvolvimento humano e da educação básica. A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do CED 416 de Santa Maria, em 2015, para o ensino fundamental foi de 3,6 pontos, em uma escala de zero a dez. A nota estipulada como meta para a unidade nessa etapa de ensino era de 4,3 pontos.

A escola foi inaugurada em 1995 como Centro de Ensino Fundamental. Passou a ser centro educacional em 2008 e, atualmente, atende a 947 estudantes de anos finais do ensino fundamental, ensino médio e ensino especial.

Com a apreciação da Gestão Compartilhada no CED de Santa Maria, poderão ser dez as escolas do DF implementando o modelo. A intenção do governador Ibaneis Rocha é de que outras 30 unidades escolares também tenham administração cívico-militar até o final do mandato, completando o total de 40 escolas. A rede pública de ensino do DF possui 678 unidades, segundo o Censo Escolar 2018.

Escolas de Gestão Compartilhada

Até o momento, nove escolas já aderiram ao projeto e receberam efetivos militares do Corpo de Bombeiros ou da Polícia Militar do Distrito Federal: Centro Educacional 3 de Sobradinho; Centro Educacional 308 do Recanto das Emas; Centro Educacional 1 da Estrutural; Centro Educacional 7 de Ceilândia; Centro Educacional Condomínio Estância III de Planaltina; Centro Educacional 1 do Itapoã; Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga; Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante; e Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia.

As primeiras escolas a discutir e votar a implementação da Gestão Compartilhada foram o CED 3 de Sobradinho, o CED 308 do Recanto das Emas, o CED 1 da Estrutural e o CED 7 de Ceilândia. Todas elas aderiram ao projeto logo no início do ano letivo de 2019 e receberam policiais militares para trabalhar em conjunto com a gestão pedagógica das unidades.

Neste segundo semestre, o CED Condomínio Estância III de Planaltina; o CED 1 do Itapoã; o CEF 19 de Taguatinga e o CEF 1 do Núcleo Bandeirante votaram e aprovaram a implementação da Gestão Compartilhada. Em Taguatinga e no Núcleo Bandeirante, a gestão é realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Recuo

Já no CEF 407 de Samambaia – apesar de a comunidade escolar ter votado contra a implantação do projeto –, a unidade recuou e solicitou a participação na Gestão Compartilhada. Agora, o Corpo de Bombeiros também já está atuando na escola, juntamente com a direção pedagógica.

No Gisno, a comunidade escolar decidiu pela não implementação da Gestão Compartilhada. Como não houve outras manifestações em favor do modelo, a Secretaria de Educação decidiu não implantá-lo na escola e selecionou o CED 416 de Santa Maria para compor as dez unidades previstas para este ano.

Novos estudantes

O ingresso de novos estudantes e o remanejamento e renovação de matrícula dos que já estudam na rede seguirão os critérios estabelecidos na estratégia de matrícula vigente para o ano letivo, que podem ser consultados no site da Secretaria de Educação. Não haverá cobrança de qualquer valor para o ingresso e a manutenção dos estudantes nas unidades de Gestão Compartilhada.

?Tire suas dúvidas na Página Matrículas 2020?

______
Serviço:

Assembleia/votação gestão compartilhada CED 416 de Santa Maria

Data: 1º de outubro

Local: CED 416 de Santa Maria

Horários:

• Assembleia: das 19h às 20h30

• Votação: das 20h30 às 23h

• Apuração: a partir das 23h

 

* Com informações da Secretaria de Educação