02/10/2019 às 13:16, atualizado em 02/10/2019 às 14:00

Secretaria de Economia promove curso para conselheiros

Aulas são ministradas para gestores do Governo que integram ou participam de conselhos. A intenção é fazer com que compreendam o papel estratégico dos Conselhos e a importância da tomada de decisão

Por Agência Brasília *

A Secretaria de Economia do Distrito Federal iniciou nesta semana o curso de formação Melhores Práticas para Conselhos de Administração e Fiscal. A atividade foi aberta na segunda-feira (30/9), na Escola de Governo do DF (Egov), pelo secretário André Clemente, e prossegue até esta quinta-feira (3).

“A turma é composta por pessoas de extrema competência. A iniciativa do curso é uma tentativa de mudar o cenário dos conselhos fiscais dos órgãos do Distrito Federal. O DF já foi referência em gestão e é nossa missão fazê-lo voltar a ser”, afirmou o secretário.

O curso é ministrado para gestores do Governo do Distrito Federal que integram ou participam de conselhos. A intenção é fazer com que eles compreendam o papel estratégico dos Conselhos e a importância da tomada de decisão. O subsecretário do Na Hora, Tiago Santana, que atua no Conselho de Administração do Fundo de Defesa dos Direitos do Consumidor, destaca a importância da formação dos conselheiros. “Com este curso capacitando as pessoas, trazemos profissionalismo aos conselhos e vamos conseguir resultados melhores. Isso vai se voltar em melhoria dos serviços públicos prestados à população”, disse.

O curso tem como facilitador o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), entidade fundada em 1995. Durante o primeiro dia, o debate tratou da importância da Governança Corporativa, seus órgãos – dentre eles o Conselho Fiscal – conceitos, aspectos legais e técnicos, boas práticas e independência dos conselhos e seus membros.

“Os professores são qualificados, têm conhecimento, experiência e estão passando as matérias de forma didática, com colocações históricas importantes para quem atua nos conselhos”, ressaltou Patrícia Kleiber, assessora da Presidência da CEB. “É possível verificar quais são as melhores práticas a serem implementadas no âmbito do Conselho de forma que a gente se resguarde das responsabilidades pessoais e preste o melhor serviço tanto para a Companhia quanto para a sociedade”, explicou.

Melhores práticas
As atividades do curso se concentram nas melhores práticas para Conselhos de Administração e Fiscal, abordando história, princípios e obrigações e responsabilidades. Além da parte teórica, tabulada no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, livro que todos os participantes receberam, os debates envolvem muitos exemplos de práticas de instituições e empresas.

*Com informações da Secretaria de Economia