03/10/2019 às 16:49, atualizado em 03/10/2019 às 19:39

DF Legal combate ocupações irregulares em área de proteção ambiental

Operação no assentamento 26 de Setembro envolveu diferentes órgãos do governo e transcorreu sem problemas

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

A secretaria DF Legal iniciou, nesta quinta-feira (3/9), uma operação para desobstruir uma área de proteção ambiental. A ação ocorreu no assentamento 26 de Setembro, invadido irregularmente desde 2009 e que vem sendo combatido pela fiscalização. Os trabalhos decorreram sem problemas e envolveram um corpo de profissionais de diferentes órgãos em mais uma ação integrada de governo (veja mais no vídeo abaixo).

Foram removidas seis edificações de alvenaria, além de aproximadamente 580 metros de muros de concreto. A Companhia Energética de Brasília (CEB) retirou sete pontos de energia clandestinos do local.

A operação teve o suporte de veículos e equipamentos para a desconstituição das obras irregulares, entre eles duas carretas-pranchas, duas pás mecânicas e diversas carrocerias. Essa foi mais uma operação do DF Legal no ano, que vem trabalhando continuamente no combate a invasões.

Além dos agentes do DF Legal e da CEB, participaram da ação integrada policiais militares, servidores da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), da Agência de Desenvolvimento (Terracap), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O assentamento 26 de Setembro está inserido na Macrozona Rural de Uso Controlado e localizado às margens da DF-001, entre Vicente Pires e Brazlândia. A área da União foi arrendada para chacareiros com fins rurais, mas sofre com o parcelamento irregular do solo.

As construções avançam, inclusive, sobre as áreas da Floresta Nacional, de Proteção de Manancial Bananal e do Parque Nacional de Brasília. Estes espaços são áreas extremamente sensíveis do ponto de vista ecológico e responsáveis pela captação de águas para abastecimento da população de Brasília.

Assista ao vídeo: