03/10/2019 às 10:23, atualizado em 03/10/2019 às 10:24

Produção de peixe: encontro debate práticas sustentáveis

Emater e Seagri realizam evento na Granja do Ipê para discutir também processamento, comercialização, compra de insumos. Saiba como participar

Por Agência Brasília *

Estão abertas as inscrições para o 15º Encontro de Piscicultores do Distrito Federal e Entorno, que será realizado no dia 24 de outubro Centro de Tecnologia em Piscicultura da Granja do Ipê. As inscrições (80 no total) são gratuitas e devem ser feitas aqui. Promovido pela Emater-DF e pela Secretaria de Agricultura, o evento é voltado a piscicultores e técnicos do setor da aquicultura do DF e Entorno.

Foto: Emater-DF

O Distrito Federal tem um consumo per capita de 14 quilos de pescado por ano, muito acima da média nacional, que é de 9,5 quilos por habitante. A produção do DF é de cerca de 1,5 mil toneladas anuais, advinda de 470 piscicultores. 

No Entorno, a produção atinge 6 mil toneladas e envolve mil produtores. A produção do DF é suficiente para atender somente 15% da demanda da capital – os 85% restantes vêm de outros estados e países.

De acordo com o coordenador de piscicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, o encontro tem como objetivo permitir a troca de experiência e de informações sobre insumos, processamento, comercialização e práticas sustentáveis de produção. “De maneira mais específica, pretendemos discutir e buscar soluções para organizar os produtores para a inserção do pescado no mercado de Brasília”, afirmou.


Programação

 9h – Credenciamento e café de recepção

9h – Abertura e Lançamento do Programa BPA / Aquicultura

9h45 – Palestra 1: Panorama da piscicultura no DF

10h30 – Palestra 2: Panorama da piscicultura em Goiás

11h15 – Mesa Redonda

12h – Almoço

13h – Painel 1: Insumo

Painel 2: Sistemas de produção

Painel 3: Processamento

Painel 4: Comercialização

14h15 – Intervalo

14h30 – Plenária: Apresentação das discussões nos painéis

15h15 – Encaminhamentos Finais e Encerramento


* Com informações da Emater-DF